Hemimelia Fibular é uma malformação congênita que se caracteriza pela ausência parcial ou completa da Fíbula, osso longo inferior do corpo humano, que junto da Tíbia é responsável pela sustentação corporal.

Ela pode ser uni ou bilateral, quando as duas fíbulas são atingidas.

A frequência dessa malformação é muito rara: 1 a cada 50.000 mil nascidos e ocorre durante a gestação. As causas para que ela ocorra ainda são desconhecidas, porém, fatores como: traumas, influências ambientais externas e infecções virais são as razões mais prováveis.

A Hemimelia Fibular gera deformidades no pé e tornozelo, além de um crescimento desigual entre as pernas, gerando um desequilíbrio e fraqueza muscular na criança.

Arthur

HEMIMELIA FIBULAR E AMPUTAÇÃO INFANTIL

Essa ausência ou malformação nos membros inferiores podem causar danos na qualidade de vida do paciente, por isso que frequentemente os profissionais da área sugerem o nível de amputação Syme ou Boyd, como saída eficaz para corrigir essa deficiência física, uma vez que realizar inúmeras cirurgias reparadoras ao longo da vida da criança não seria viável.

A amputação realizada de forma precoce, ainda nos primeiros anos de vida do paciente, resultam em um tempo adequado de adaptação as próteses, aliado sempre com a fisioterapia, quebrando o paradigma de que protetização e qualidade de vida não caminham lado a lado, principalmente do fato das próteses ortopédicas permitirem a customização e personalização de seus componentes, sendo assim, uma ótima ferramenta de inclusão social.

Um ponto positivo para a amputação pré agendada logo nos primeiros anos de vida do paciente, é em relação à superação dos desafios psicológicos que surgem durante este procedimento, já que a criança começa o acompanhamento psicoterápico desde cedo.

DivulgaçãoInsta

COMO IDENTIFICAR A HEMIMELIA FIBULAR?

Com os avanços tecnológicos, a síndrome pode ser diagnosticada ainda no útero, o que auxilia os pais a decidirem qual o melhor caminho a ser tomado, antes mesmo de o bebê nascer.

Se você gostou desse post sobre hemimelia fibular, siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações! Estamos no Facebook e no Instagram!