Prótese-desarticulação-de-quadril1A Desarticulação de Quadril acontece na altura da bacia, no qual o fêmur o osso da coxa, é amputado por completo. Em decorrência disso, é a pelve do paciente a maior responsável por controlar as próteses ortopédicas.

Assim como os níveis de amputação de membro superior ou inferior, seja desarticulação de joelho, transfemoral ou transtibial, a desarticulação de quadril pode ser uni ou bi lateral, quando ambos os fêmures são amputados.

Livro Digital Gratuito - O Guia Completo do Amputado

O caminho para adaptação pós amputação é possível! Preencha seus dados abaixo:

A IMPORTÂNCIA DO QUADRIL

O quadril é a segunda maior articulação do corpo humano, e nos permite andar, correr e pular. A articulação de quadril é a conexão entre o osso da coxa, e o acetábulo, uma superfície oca, que se encaixa na cabeça do fêmur.

Quando alguém precisa recorrer a cirurgia de desarticulação de quadril é porque um desses componentes corporais não estão mais saudáveis, e a amputação é o último recurso para manter sua qualidade de vida.

desarticulado-de-quadril

PRINCIPAIS CAUSAS PARA DESARTICULAÇÃO DE QUADRIL

As principais causas para que a Desarticulação de Quadril ocorra, são:

1 – Bursite: é uma das causas mais comuns de dor no quadril, que limitam os movimentos e atrapalham o sono da pessoa. Pode ser causada pela sobrecarga dos tendões e das burcas, seja em atividades físicas ou ações repetitivas.

2 – Artrite: muito comum em pessoas com mais de 45 anos, é um dor articular inflamatória, que atinge a virilha, coxa e nádegas do paciente.

Livro Digital Gratuito - O Guia Completo do Amputado

O caminho para adaptação pós amputação é possível! Preencha seus dados abaixo:

3 – Osteoartrose: por sustentar o peso do corpo, o quadril pode sofrer um desgaste da articulação, principalmente se já houve casos anteriores na família. A obesidade, muitas vezes causada pela diabetes tipo 2, e pessoas com mais de 50 anos são mais propensos a desenvolvê-la.

4 – Fraturas: uma das causas mais comuns, já que todos estamos sujeitos a acidentes e traumas repentinos. Interferem no caminhar, causam disfunções urológicas, psicológicas e sexuais do paciente.

Independente do motivo que levou à cirurgia de desarticulação de quadril, é bom ter em mente que o processo de reabilitação e adaptação às próteses varia de pessoa para pessoa, já que levamos em consideração as particularidades de cada paciente.

Por isso,  a fisioterapia e o acompanhamento psicoterápico após amputação são indispensáveis, principalmente para evitar a síndrome do membro fantasma.

PRÓTESES PARA DESARTICULAÇÃO DE QUADRIL

As próteses para desarticulação de quadril substituem a articulação do quadril, o fêmur, rótula e articulação do joelho, tíbia e o pé. A prótese canadense é prótese utilizada por desarticulados de quadril e a maior inovação protésica para estes amputados é o Quadril Hélix 3D, pois possibilita uma marcha natural e maior segurança para o paciente.

se você gostou desse post sobre desarticulação de quadril, siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações! Estamos no Facebook e no Instagram!