Maraísa Proença, de 32 anos, nasceu com uma malformação congênita na perna esquerda, o que resultou em um nível de amputação de desarticulação de joelho, quando ela ainda era uma criança.

maraísa-proença-e-outras-paratletas-brasileirasE o que poderia ser um obstáculo, transformou-se em fonte de motivação para que ela se tornasse uma atleta. “Tenho certeza de que se não fosse amputada, não seria a pessoa que sou hoje. A amputação me trouxe garra, determinação e o esporte para minha vida, que é algo que eu amo”, conta.

Maraísa é referência nacional no levantamento de peso paralímpico e coleciona em sua parede inúmeras medalhas e troféus de diversos campeonatos ao redor do mundo, o que lhe deu a fama de Boneka de Ferro.

Para manter o excelente rendimento, ela conta com o apoio de seu principal incentivador: o marido. “Meu marido e eu estamos juntos há 16 anos e desde o início sempre fomos muito parceiros. É ele quem me incentiva durante os treinos e nas competições”,

A rotina de Maraísa é puxada. Além dos treinos noturnos, ela e o marido são proprietários de uma loja de informática, e frequentemente a Boneka de Ferro trabalha como modelo também. Nada que a abale, pois lidar com dificuldades já faz parte de sua rotina. “Há 10 anos temos nossa loja e fazemos diversos serviços na área de tecnologia, comunicação visual e prestação de serviços. Minha rotina se divide entre o trabalho e os treinos”, relata.

Um dos sonhos da Boneka de Ferro é representar o Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio em 2020, e para isso tem aumentado a carga de seus treinos, para que ela possa dar o seu melhor e consiga viver pelo esporte. “O que me faz querer dar meu melhor, é minha fé em Deus e minha gratidão por ter vindo ao mundo diferente, e de alguma forma, fazer a diferença na vida das pessoas também”, afirma.

Nas redes sociais, Maraísa Proença compartilha sua rotina e mostra o seu trabalho. Sua vida esportiva deu um salto quando conheceu a Conforpés. Até então, ela usava uma prótese ortopédica do SUS, que estava sem o encaixe definitivo. Como estava sem condições de adquirir uma nova, vivia constantemente com medo dela quebrar e interromper sua evolução no halterofilismo.

“Meu marido viu a página da Conforpés no Facebook e me incentivou a mandar um e-mail para eles, contando minha história de superação. Mandei diversas fotos também, e no mesmo dia, entraram em contato comigo para marcar uma avaliação gratuita”, relembra.

Em Sorocaba, sede da Conforpés, foram recebidos pelo Nelson e Nelsinho Nolé, que além de darem um novo encaixe para a paratleta, também a convidaram para participar do Movimento Mais Bonito. “A partir daí muitas portas se abriram para mim”, reconhece Maraísa.

A Boneka de Ferro conta que o dia em que recebeu sua nova prótese foi inesquecível, pois toda sua história de luta e sofrimento passou diante de seus olhos, que transbordaram em lágrimas de alegria. “Me passou um filme na cabeça, de todas as dificuldades vividas, das humilhações que minha mãe passou para conseguir minhas próteses quando eu era pequena; do meu pai fabricando peças de joelhos na empresa em que trabalhava para sair mais barato, e no momento em que ganhei duas próteses novas, de alta tecnologia,  muito de gratidão”, s emociona ao contar.

Mulher de fé, Maraísa personalizou sua prótese ortopédica com fotos de sua família e da Santíssima Trindade. Hoje, tem o otimismo de que em breve os novos sonhos, que ela passou a ter após seu encontro com a Conforpés, irão se realizar.

Se você gostou desta incrível história de vida, então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações e conhecer mais casos de superação como este! Estamos no Facebook e no Instagram!