As férias de fim de ano já estão chegando e muitas pessoas aproveitam as épocas de festas para viajar, certo? E quando um amputado decide viajar o planejamento precisa ser redobrado, já que é preciso levar em consideração a acessibilidade e infraestrutura do lugar também.

O governo tem se esforçado nos últimos anos para incluir os amputados, seja com o Crédito Acessibilidade Banco do Brasil, o FGTS para compra de próteses ortopédicas, Comprar carro com isenção de impostos e agora com o desconto por meio do MEDIF ou FREMEC a partir de 80% para acompanhantes de deficientes físicos ou amputados em viagens aéreas.

O QUE É MEDIF E FREMEC?

Formulário MEDIF é uma sigla em inglês para Medical Information Form, ou seja, um documento disponibilizado pelas companhias aéreas, que atesta a Condição Médica do paciente. Por exemplo, a pessoa que é amputada transfemoral, transtibial, desarticulação de quadril e joelho ou de membros superiores, preencheria um Formulário MEDIF informando qual de fato é seu nível de amputação, assinado pelo médico pessoal toda vez que fosse viajar.

Cartão FREMEC também é uma sigla em inglês para Frequent Traveller Medical Card, válido por 1 ano, criado para facilitar a vida dos deficientes físicos, sensoriais ou amputados que viajam frequentemente. Basta apresentar este cartão na hora do embarque para agilizar o atendimento.

Toda a norma de acesso ao transporte aéreo de passageiros, que necessitam de assistência é regida pela resolução nº 009/2007, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que inclui amputados, deficientes físicos, visual, mental e auditivo, idosos, lactantes, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Livro Digital Gratuito - O Guia Completo do Amputado

O caminho para adaptação pós amputação é possível! Preencha seus dados abaixo:

5 PASSOS PARA CONSEGUIR DESCONTO NAS PASSAGENS AÉREAS PARA ACOMPANHANTES DE AMPUTADOS

1 – ANTECEDÊNCIA NA RESERVA

Informar com antecedência de no mínimo 48h a empresa aérea ou operador de aeronaves sobre a deficiência do viajante.

2 – DESCONTO PARA O ACOMPANHANTE

Acompanhantes de amputados ou deficientes físicos ganham no mínimo 80% de desconto nas passagens aéreas. Basta informar na hora que reservar a passagem que irá viajar acompanhado, garantindo assim o desconto e o assento um ao lado do outro

Vale ressaltar que de acordo com a lei, este desconto é dado apenas quando a companhia aérea exige um acompanhante.

3 – DOCUMENTAÇÃO

  • Laudo médico atestando o tipo de amputação ou deficiência;
  • Formulário específico da companhia aérea;
  • Formulário MEDIF ou Cartão FREMEC.

4 – IGUALDADE NO TRATAMENTO

A ANAC impede qualquer preconceito na comunicação com amputados ou deficientes, bem como atos discriminatórios, garantido assim, o direito à inclusão e cidadania.

5 – IDENTIFICAÇÃO ESPECIAL NA BAGAGEM

A bagagem é identificada de forma especial para facilitar a identificação e impedir perda ou extravio das malas.

Esses pontos têm como objetivo tornar a viagem do amputado ou deficiente a mais cômoda possível, evitando transtornos e promovendo a igualdade entre todos.

E você, o que achou desse artigo sobre MEDIF e FREMEC? Gostou? Então compartilhe nas redes sociais para ajudar seus amigos a se informarem também! Já conseguiu usar algum desses benefícios?

Não se esqueça de tirar muitas fotos e aproveitar ao máximo. Boa viagem e conte para a gente depois como foi sua experiência!