nelson-nolé
Nelson Nolé

Com um aperto de mão firme e um sorriso relaxado no rosto, Nelson Nolé recebe os visitantes da Conforpés como membros de sua própria família. “Aqui todos são iguais e tratados com o máximo de dignidade possível”, afirma o empresário.

Seu orgulho pelo modo em que a Conforpés trata as pessoas, é maior do que o orgulho pela parede coberta por diplomas, títulos e honrarias de todos os cantos do mundo, que ilustram os 50 anos que dedicou ao universo das próteses.

Recentemente Nelson ganhou o título de Comendador da cidade de Sorocaba, município sede da primeira filial da empresa. “Fiquei muito feliz pelo título, isso mostra que nosso trabalho vem rendendo bons frutos. O problema é que Comendador é um título de velho, né?”, brinca.

Logo no primeiro minuto de conversa, ele abre o computador que está repleto de vídeos com diversos casos clínicos realizados ao longo dos anos. Um a um ele descreve os pacientes e suas histórias. “Esse aqui é um caso fantástico ..”, “essa história é extraordinária ..”, “veja esse aqui, que interessante ..”, são algumas expressões usadas por ele, para que as histórias sejam vistas não apenas do ponto de vista clínico, mas principalmente, do lado humano.

O Centro para Treinamento do Uso das Próteses fica no segundo andar. Nelson conversa com todos os pacientes enquanto pega um copo de café. O carinho em que trata as pessoas, as deixam mais à vontade com a empresa, com a equipe, e as vezes, com a própria deficiência.

“Toda essa apresentação da Conforpés, nós fazemos com os pacientes recém-chegados, para que eles vejam que a vida não acaba quando se perde um membro. Recebemos muitos casos em que as pessoas pensavam em suicídio ou estavam com depressão profunda, então, nós usamos casos que temos aqui para mostrar que com a tecnologia protética no nível em que está, é possível recuperar a vida que a pessoa levava antes”.

Porém, Nelson destaca que o principal ingrediente da recuperação é a força de vontade do paciente. “Costumo dizer que nas minhas próteses não crescem pelo. Isso é pra deixar claro que nós não fazemos milagre. As próteses são as ferramentas para se readaptar, mas tudo vai depender da força de vontade do paciente, da dedicação e da persistência dele”, afirma Nolé.

Nelson apresenta cada membro da equipe, de andar em andar, descrevendo seu maquinário e mostrando cada detalhe dos produtos que vende. Com um brilho no olhar, ele mostra os casos recentes e o reconhecimento que recebe de seus pacientes. “Tem coisa melhor do que isso?”, indaga após apresentar a história de uma adolescente que foi atendida pela Conforpés e que, no ano passado, convidou Nelson para ser seu padrinho de 15 anos.

nelson-nolé-padrinho-festa-15-anos

Amante de futebol e torcedor do São Paulo Futebol Clube, Nelson vai, de sala em sala na empresa, brincando com todos. “Olha, esse aqui é corintiano, vai perder a Libertadores para nós no ano que vem”, “Esse aqui é palmeirense, coitado, perdeu domingo”. Cada brincadeira tira um sorriso do rosto de seus funcionários, pacientes e do próprio Nolé. O clima de família é visível.

Natural de São Paulo capital, Nelson trabalha desde os treze anos no mundo das próteses. “Na época, estudava no Senac, que tinha um programa no qual estudávamos meio período e trabalhávamos no outro. Foi assim que comecei, como Office boy, em uma empresa do ramo da Ortopedia. Desde então não sai mais dessa área. Isso já faz 61 anos. Fundei a Conforpés há 50 anos, e desde então, isso aqui vem crescendo e expandindo muito”, conta.

nelson-nolé-movimento-mais-bonito
Nelson Nolé, Nelsinho e as representantes do Movimento Mais Bonito de 2017.

Hoje, a Conforpés conta com 65 funcionários, muitos deles ex pacientes da Instituição e está presente em 3 municípios do país, Sorocaba/SP, Indaiatuba/SP e Cuiabá/MT. Nelson conta que 30% do que é produzido pela empresa é doado para pessoas que não têm condições financeiras para adquirir uma prótese. Mas, para ele, isso é mais do que obrigação: “Não faço porque sou bonzinho. Faço porque é minha obrigação como empresário, principalmente deste ramo”, afirma.

Nelson conta que hoje existe uma longa fila aguardando essas doações. “Nós temos 200 crianças aguardando para serem atendidas. Nós fazemos esse trabalho sozinhos, sem ajuda de outras empresas ou do Governo”, comenta, sempre com um sorriso no rosto.

Com um coração tão grande quanto o tamanho da empresa que fundou, Nelson Nolé é a personificação encantadora do conceito de responsabilidade social, generosidade e solidariedade, fundamental não apenas para a rotina da empresa, mas para o próprio conceito de Ser Humano.

Se você gostou desse post sobre o fundado da Conforpés, Nelson Nolé, siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações! Estamos no Facebook e no Instagram!

Quer ficar por dentro das nossas Novidades?
CLIQUE AQUI