Você sabe quais são as melhores próteses para joelho? O paciente que passa pelo processo de amputação de repente encontra a necessidade de adquirir informações sobre esse universo que até então era desconhecido para si.

A protetização envolve diferentes etapas, como por exemplo, fisioterapia e reabilitação motora e psicológica. Além disso, o nível de amputação pode tornar esse processo mais complexo e mais longo.

Como definir quais são os melhores componentes protésicos?

Na verdade, os componentes vão variar conforme cada necessidade e cada particularidade. Isso porque a readaptação de uma pessoa com amputação transtibial é diferente de um processo transfemoral.

Existem muitas opções de próteses disponíveis para membros inferiores. Por isso, é fundamental adquirir o máximo de informações possíveis para realizar a escolha mais adequada para o seu perfil.

É fundamental, no entanto, contar com o auxílio de profissionais qualificados para ajudar na escolha, como o técnico de próteses. Afinal, existem diferentes fatores que devem ser levados em consideração na hora de realizar as comparações entre os modelos. 

As melhores próteses para joelho são muito semelhantes entre si. Contudo, podem ser mais indicadas para uma determinada atividade e menos para outra. 

Portanto, é essencial que ela se adéque às necessidades reais da pessoa com amputação. Assim, é possível melhorar sua capacidade de movimento e impactar de forma positiva a sua qualidade de vida. 

Quais são as melhores próteses para joelho?

As marcas Ossur e Ottobock produzem algumas das melhores próteses para joelho do mercado. Modelos como Mauch Knee e 3R80, por exemplo, são exemplares de ponta quando falamos de prótese ortopédica, cada um produzido por uma dessas marcas. 

Hoje em dia, todas as próteses são bastante seguras e dão muita firmeza ao caminhar da pessoa com amputação. Contudo, o tempo de adaptação de cada uma delas pode variar, conforme o modelo e processo. Vamos conhecer melhor um pouco mais sobre esses produtos.

Modelos Ottobock 

A Ottobock é uma empresa de origem alemã, sediada na cidade de Duderstadt, no mesmo país. Ela atua na área de tecnologia ortopédica e é uma das líderes mundiais no mercado de próteses. Assim, é uma das principais fornecedoras de todos os tipos de próteses, cadeiras de roda e exoesqueletos. Vamos conhecer um pouco mais sobre alguns dos modelos da marca.

C-Leg 4

É compatível com desarticulação de quadril, desarticulação de joelho e amputação transfemoral. É uma prótese bastante versátil, compatível com os níveis de mobilidade 2, 3 e 4. Suporta um peso máximo corporal de até 136kg.

Este é um dos modelos mais usados da Ottobock por conta dos seus predicados. A C-Leg 4 oferece um ótimo grau de mobilidade ao responder de forma satisfatória a diferentes superfícies e inclinações. 

Ainda contém uma recuperação adicional de tropeço, que mantém uma estabilidade maior para a recuperação do equilíbrio em movimentos que aparentam uma queda. Além disso, tem um design bastante resistente ao tempo e oferece ao usuário suporte e conforto ao se sentar. 

3R80

É compatível com amputação transfemoral, desarticulação de quadril, desarticulação de joelho e hemipelvectomia. O modelo 3R80 é uma das próteses de joelho mais completas do mercado. 

Ela suporta um peso máximo de até 150kg, oferece uma flexão máxima do joelho de 150º e é compatível com os níveis de mobilidade 3 e 4. A pessoa com amputação consegue realizar atividades com ela em várias velocidades diferentes. 

Ela possui bloqueio manual e sistema hidráulico rotativo, além de ser feita de alumínio. Um dos seus grandes diferenciais é que ela é completamente resistente à água. Portanto, ela é bastante indicada para pessoas com amputação que gostam de realizar atividades aquáticas, como frequentar a praia, cachoeira ou natação. 

3R78

O modelo 3R78 suporta até 100kg e oferece uma flexão máxima de joelho de 150º. É indicado para um nível médio de atividades, no entanto, elas podem ser executadas em todas as velocidades.

O controle dessa prótese é pneumático, e além disso, ela é resistente a poeira e a mudanças climáticas. 

Genium

É compatível com desarticulação de quadril, amputação transfemoral e desarticulação do joelho. Essa prótese oferece um padrão de marcha que se assemelha muito ao natural ao realizar diferentes atividades, como subir escadas ou andar para trás. 

Teve como inspiração os movimentos do corpo humano. É indicada para os níveis de mobilidade 2, 3 e 4 e suporta até 150kg. Feita de carbono, ela é resistente ao tempo. 

Modelos Ossur

A Ossur é uma empresa da Islândia, sediada em Reykjavík, no mesmo país. É uma das líderes globais de produtos ortopédicos. Ela desenvolve, fabrica e vende diferentes tipos de equipamentos, como próteses, produtos de suporte e de terapia de compressão. 

Mauch Knee

Essa prótese é um dos principais modelos da Ossur porque é uma das melhores próteses para joelho. Ela abrange nível de amputação transfemoral e desarticulação de joelho e quadril. Além disso, tem bloqueio manual e sistema hidráulico rotativo. 

Ela suporta um peso de até 136kg e oferece uma flexão máxima de joelho de 115º. Assim, é bastante indicada para pessoas que são ativas porque permite realizar diferentes tipos de atividades, com vários níveis de velocidade.

Contudo, um aspecto negativo da Mauch Knee é que ela não é resistente à água. Portanto, não é uma prótese indicada para pessoas que gostam de frequentar clubes, praias ou cachoeiras. 

OP2

Essa prótese é do tipo policêntrica pneumática e oferece uma fase de balanço ajustável de forma individual, de modo a permitir que a pessoa com amputação tenha uma marcha harmoniosa.

Além disso, ela oferece um ângulo de flexão que possibilita mais liberdade aos movimentos. É indicada para níveis de atividade com impacto moderado, como caminhadas seguras em superfícies planas e locomoção para estabelecimentos como restaurantes, shopping e cinema.

Rheo Knee

Este é um modelo de prótese de joelho controlada por microprocessador. Assim, oferece mais estabilidade, segurança e conforto aos seus usuários. Se alinha perfeitamente aos movimentos, permitindo uma marcha natural em qualquer tipo de superfície. 

Alguns diferenciais são a trava manual de extensão, a recuperação automática de tropeços e uma extensão inteligente que facilita os movimentos de agachamento. Seu design tem resistência ao clima, portanto, permite exposição à respingos d’água. 

Manutenção e adaptação das próteses

Todas as próteses para joelho necessitam de manutenção e não há necessariamente um padrão entre elas nesse quesito. De modo geral, elas são feitas de material resistente e a expectativa é de que o usuário possa utilizar a prótese por um bom período antes de realizar a primeira manutenção.

No caso dos modelos Mauch Knee da Ossur e 3R80 da Ottobock, por exemplo, a primeira manutenção geralmente ocorre depois dos cinco anos de uso. 

É importante realizar a limpeza de forma regular, com álcool ou querosene. A realização desse processo é importante para eliminar o mau cheiro causado pela sudorese.

Em relação à adaptação, as melhores próteses para joelho oferecem um grau bastante elevado de conforto e durabilidade. No entanto, o tempo de adaptação pode variar conforme a pessoa e o nível de amputação.

Por isso, é fundamental contar com a ajuda de um profissional qualificado ao longo de todo o processo. Assim, ele proporciona um acompanhamento especializado desde a protetização até o final da adaptação. 

Dessa forma, a pessoa com amputação realiza as etapas de acordo com as suas necessidades, de modo a obter o maior bem estar possível.