A reabilitação após amputação é um processo que requer bastante paciência. Isso porque são necessárias várias etapas até que o paciente finalmente se reabilite e esteja apto a exercer as suas atividades cotidianas.

O pós cirurgia e os primeiros passos da reabilitação após amputação

Muitas vezes a cirurgia de amputação ocorre de forma inesperada, por motivos de lesão ocupacional ou acidente de trânsito. Em outros casos, odesenvolvimento de algum distúrbio faz com que a amputação se torne uma cirurgia necessária para a manutenção da vida do paciente.

Em todos os casos, a pessoa passa por uma transformação completa de seu modo de vida, que vai afetar completamente a sua rotina. Por isso, é bastante recomendado o acompanhamento psicológico e psiquiátrico, assim como o apoio de familiares e pessoas próximas.

A reabilitação deve começar assim que o paciente se recuperar da cirurgia. Com o acompanhamento de um fisioterapeuta, é importante estimular a saúde do coto e preparar a região para a fase de protetização. 

Nesse momento, a fisioterapia tem como principal objetivo estimular o metabolismo da pessoa com amputação. Dessa forma, é possível reduzir a possibilidade de desenvolver edemas. Contudo, os processos são distintos para amputação dos membros inferiores e superiores. 

Reabilitação após amputação de membro superior

Os motivos mais comuns para amputação de membros superiores são lesões ocupacionais ou tratamento de distúrbios. A amputação pode ocorrer a partir da linha do cotovelo ou na altura do ombro. 

De modo geral, após a amputação, a maioria das pessoas precisa se adaptar a um braço artificial. Os seus componentes incluem dedos, um gancho ou mão e uma unidade de pulso ou cotovelo.

As próteses mais modernas do mercado atualmente usam microprocessadores, e permitem que a pessoa com amputação tenha mais controle ao realizar os seus movimentos. Isso porque componentes biônicos aumentam a qualidade de vida da pessoa que usa a prótese.

Aqui a reabilitação após amputação deve incluir exercícios de condicionamento físico, assim como exercícios para alongar toda a região dos membros superiores, até o pescoço

Exercícios para aumentar a resistência também podem ser incluídos na série de fisioterapia. Cada programa vai depender das condições de amputação.

Reabilitação após amputação de membro inferior

Geralmente, essas amputações resultam de lesões ou procedimentos cirúrgicos para evitar complicações de distúrbios. A perna pode passar por amputação a partir da linha do joelho ou desde o quadril. 

Após o processo de amputação da perna, a maioria das pessoas inicia o processo de pré-protetização. Esse processo visa a preparação da região para uso de prótese ortopédica. Os componentes de uma prótese de membro inferior podem incluir dedos dos pés, pés e unidade de joelho. 

A reabilitação inclui tanto exercícios de condicionamento como exercícios de alongamento de toda a região inferior do corpo. É fundamental o fortalecimento do conjunto de músculos do corpo inteiro. 

Assim que a pessoa com amputação se sentir segura para isso, é importante incentivá-la a realizar exercícios em pé e de equilíbrio. A elaboração do programa de atividades deve ser compatível com os fatores que determinaram a amputação.

Questão da contratura

Um problema bastante frequente para as pessoas com amputação de membros inferiores são as contraturas. Isso porque os músculos próximos da região do corpo que sofreu a amputação tendem a se encurtar. 

O encurtamento provoca as contraturas e é resultado da pessoa permanecer muito tempo na mesma posição, seja sentado ou de repouso com o corpo em posições inadequadas. Assim, as contraturas impactam de forma direta a reprodução dos movimentos além de provocarem dor e desconforto. 

Quando as contraturas se tornam graves, elas podem causar problemas no uso da prótese, fazendo com que ela não se ajuste de forma correta. Pode ocorrer, até mesmo, da pessoa perder a capacidade de usá-la. 

É por essa razão que um dos principais auxílios dos terapeutas, fisioterapeutas e enfermeiros deve ser evitar a formação de contraturas na pessoa com amputação. 

O uso da prótese no processo de reabilitação

Os fisioterapeutas devem acompanhar todo o processo de protetização, que pode ser mais longo e complexo, conforme cada caso ou necessidade de amputação. 

Uma das primeiras etapas é ensinar os pacientes a realizar o acondicionamento do coto de forma correta, de modo a facilitar o processo de retração. Isso porque o coto deve se retrair para que a prótese possa se ajustar.

É comum a recomendação do uso de materiais elásticos ou faixas, ao longo do dia inteiro, para moldar o coto. Algumas pessoas já iniciam a adaptação com próteses temporárias, para voltar a caminhar de forma mais rápida. 

A prótese temporária de membros inferiores permite que a pessoa possa andar com muletas ou bengalas, de modo a acelerar o processo até o uso da prótese permanente. 

O mais indicado é que as próteses permanentes sejam fabricadas após a cirurgia de amputação do paciente, de modo a dar tempo para que a retração do coto ocorra de forma natural. 

Ao receber a prótese, a pessoa com amputação deve aprender alguns manuseios básicos, como colocar a prótese e retirá-la. Além disso, deve aprender a se locomover com ela e também a realizar os cuidados necessários para a manutenção da prótese e da pele, todos esses procedimentos com a ajuda de um profissional especializado.

O processo para se adaptar de forma rápida à prótese deve ser realizado de forma contínua, acompanhado por fisioterapeutas. Dessa forma, eles atuam tanto na elaboração de exercícios para melhora da força, equilíbrio e flexibilidade, quanto no trabalho físico, ensinando as pessoas a utilizar a prótese. 

Cuidados com o coto

Ao longo de todo o processo de reabilitação, é muito importante já iniciar os cuidados com o membro residual, o coto. Essa rotina deve se tornar parte integral da vida da pessoa com amputação porque é essencial prevenir rupturas e infecções na pele

Antes de dormir, o coto deve ser inspecionado, para observar se há qualquer protuberância na pele. Além disso, deve ser higienizado com sabão neutro e água morna e seco. O uso de talco pode ser a última etapa do processo de higienização. 

A Conforpés é uma empresa especialista em próteses ortopédicas. Confira em nosso blog mais dicas e informações para facilitar o processo de reabilitação após a amputação.