A customização tem se tornado uma tendência no mercado das próteses ortopédicas. E isso ocorre principalmente através de estampas colocadas no encaixe do coto. É como uma tatuagem que representa algo especial na vida do amputado.
A halterofilista Maraísa Proença, que tem o nível de amputação conhecido como desarticulação de joelhol, estampou fotos de sua família e da Santíssima Trindade. Já a prótese da paratleta Camille Rodrigues, é estampada com uma fênix ressurgindo das cinzas, carregando consigo a mensagem de renascimento.
Segundo o fisioterapeuta Dr. Raphael Sancinetti, o distanciamento das próteses ortopédicas com o aspecto real dos membros corporais serve de conscientização, pois, além de mostrar ao paciente que elas servem para devolver suas funções motoras, também é um forte aliado para auxiliar a superar os desafios psicológicos pós amputação.
E mesmo que as características físicas e mecânicas das próteses ortopédicas precisem de um alinhamento preciso, realizado por profissionais qualificados da área, isso não impede que os próprios amputados customizem seus componentes protésicos.
Livro Digital Gratuito - O Guia Completo do Amputado
O caminho para adaptação pós amputação é possível! Preencha seus dados abaixo:
VISÃO GERAL DAS PRÓTESES ORTOPÉDICAS
Muitas são as perguntas que surgem na cabeça de um amputado, principalmente quando ele decide partir para a protetização. E uma das dúvidas mais frequentes de nossos pacientes é em relação ao aspecto estético das próteses ortopédicas. Muitos possuem receio de que os outros os achem robóticos demais.
O bom é que a maioria dos amputados tentam não se importar com a opinião alheia e enxergam esse viés como algo positivo. O educador físico Cleuton Nunes, por exemplo, que é amputado transfemoral bilateral e adotou o apelido de Cyborg brasileiro após a protetização em ambas as pernas.
VANTAGENS DA CUSTOMIZAÇÃO DAS PRÓTESES ORTOPÉDICAS INFANTIS
A customização das próteses ortopédicas ajuda na socialização de crianças amputadas também. Seja por malformação congênita, como a hemimelia fibular ou traumas, os pequenos também estão suscetíveis às amputações.
E muitas vezes ter um desenho estampado ajuda a diminuir o tempo de adaptação à protetização. Como a pequena Maria Clara, que escolheu estampar a Minnie e criou um forte laço com ela, apelidando-a de Totó.
COMO CUSTOMIZAR UMA PRÓTESE ORTOPÉDICA?
A Conforpés faz a própria customização. Basta que o paciente traga um tecido com a imagem que ele deseja, com o tamanho proporcional ao encaixe. “O importante é que o paciente traga um tecido permeável, pois nós costuramos o tecido, e não estampamos. Então é passada uma resina, para dar tanto a resistência, quanto a aderência necessária ao material”, explica o fisioterapeuta.
Em casos de cotos que sofreram atrofia muscular e estão menores do que o outro membro corporal, é realizado um preenchimento com uma espuma especial com laminação específica para este tipo de situação.
O que você achou desse post sobre customização de próteses ortopédicas? Gostou? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem este assunto!