Início Dr. Responde Como funcionam as Próteses esportivas?

Como funcionam as Próteses esportivas?

0

As próteses ortopédicas evoluíram muito nos últimos anos, principalmente as próteses esportivas.

Hoje, encontramos mecanismos que conseguem atender tantos os paratletas, quanto pessoas que buscam a saúde e qualidade de vida através de esportes de baixo rendimento.

COMO ESCOLHER PRÓTESES ESPORTIVAS?

No mercado há várias opções de próteses esportivas disponíveis. A escolha vai depender das características físicas de cada um e da modalidade escolhida também.

De acordo com nosso fisioterapeuta Dr. Raphael Sancinetti, para a prática de alto desempenho, a prótese ortopédica precisa ser ergonomicamente ajustada e personalizada para a atividade que a pessoa pretende praticar. “Para o lazer diário, nós produzimos uma prótese que também pode ser usada no dia a dia”, afirma.

Livro Digital Gratuito - O Guia Completo do Amputado

O caminho para adaptação pós amputação é possível! Preencha seus dados abaixo:

QUAL A DIFERENÇA ENTRE UMA PRÓTESE ESPORTIVA PARA UMA COMUM?

A diferença entre essas próteses são os componentes. Ao contrário da prática profissional, em que cada milésimo de segundo faz diferença e a interface protésica precisa estar adequada à estrutura anatômica e biomecânica do paciente, o recomendado para a prática de esporte amador é encontrar um meio termo na exatidão e configuração do material.

Você pode conferir as próteses ortopédicas, na prática. Confira:

O recomendado é estar de olho nos comparativos entre as próteses, de acordo com o nível de amputação de cada um. Por exemplo, para quem é amputado transfemoral, temos o Joelho 3R80 e o Mauch Knee da Ossur, para os amputados transtibiais temos as próteses correspondentes, outras para os membros superiores e assim por diante.

Dr. Sancinetti ainda explica que os paratletas costumam utilizar suas próteses ortopédicas esportivas apenas em competições ou treinos, e que no dia-a-dia utilizam uma prótese comum, evitando assim o desgaste diário.

O que você achou desse post sobre próteses esportivas? Gostou? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem este assunto!

SEM COMENTÁRIOS