Você já parou pra pensar na diversidade de equipamentos ortopédicos que existe no mundo? Seja qual for a necessidade da pessoa, existe uma infinidade de tipos, recursos, tamanhos e opções de produtos para elas se beneficiarem.
Se com as próteses ortopédicas já é assim, já que existe um componente específico para cada tipo de nível de amputação, com as cadeiras de rodas não seria diferente, uma vez que existem diversos modelos à venda nas lojas.
Há CR específica para cada usuário, seja para uso a curto prazo de tempo ou durante toda uma vida. A avaliação de um profissional de saúde habilitado é a chave do sucesso na prescrição do tipo de cadeira de rodas. Aqui na Conforpés, quem faz esse serviço é a Terapeuta Ocupacional Simone de Almeida Lima.
É importante ressaltar que não existe um modelo pior ou melhor de cadeira de rodas. As particularidades e as necessidades de cada um é considerada na hora de decidir o modelo.
5 TIPOS DE CADEIRA DE RODAS
1 – Cadeira Monobloco
Um dos principais benefícios deste tipo de cadeira de rodas é seu peso. Ela é tão leve que o próprio cadeirante consegue tocá-la sozinho com os braços, obtendo maior autonomia e independência durante o dia.
Os cadeirantes mais ativos, como os paratletas ou que praticam atividades de alto rendimento geralmente optam pela cadeira monobloco.
2 – Cadeira Manual Simples
Recomendada para pessoas com dificuldade para caminhar, como idosos ou aquelas que recentemente fizeram algum procedimento cirúrgico que impossibilite de andar.
Ela oferece poucas opções de ajustes e tamanhos, além de não possibilitar configurações personalizadas, sendo assim, um dos modelos de custo mais barato da lista.
3 – Cadeira com Elevação Automática
Também conhecida como “Cadeira de rodas que fica em pé”, é ideal para os que desejam maior liberdade. Com sua inclinação, ela permite que a pessoa fique na vertical na própria cadeira.
Você pode optar por cadeira de elevação automática ou manual, mas vai depender muito das condições físicas e rotina do paciente. Ela ajuda nas funções digestivas, circulatórias e respiratórias também.
4 – Cadeira Dobrável em X
A cadeira dobrável em X é um modelo simples, mas de fácil armazenamento. Ela possui duas partes laterais que são unidas por tubos, formando a letra X.
Com ela é possível configurar seu tamanho, medidas, cores e regulagens, atendendo especificidades e garantindo segurança redobrada para o paciente. A estabilidade é também uma das garantias da cadeira dobrável em X, sendo assim, recomendada para pessoas com pouca mobilidade, principalmente nos membros superiores, mas que buscam conforto acima de tudo.
5 – Cadeira Motorizada
Conduzidas através de um joystick, a cadeira de motorizada concede uma postura adequada e mobilidade de maneira orgânica.
A cadeira motorizada é muito procurada por pessoas com pouca ou sem força nos braços, como: distrofia muscular, esclerose múltipla e vítimas de AVE também. Vale ressaltar que um dos requisitos para usá-la é não ter nenhum tipo de comprometimento intelectual e visual, além de ter habilidades motora em uma das mãos.
Acessórios para cadeirantes
Conheça alguns acessórios que melhoram a rotina diária dos cadeirantes:
- Encosto rígido;
- Almofada com alta densidade;
- Dispositivos anti-tombos
É importante ressaltar que conhecer os tipos de cadeira de rodas não isenta a avaliação de um profissional especializado na área.
O que achou deste artigo? Gostou? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também dominem este assunto.E continue acompanhando nossas atualizações no Facebook e no Instagram!