Passar pelo processo de amputação não é nada fácil. Seja qual for o nível de amputação ou a idade do paciente, esta é uma realidade que ninguém está preparado.  

Assim como a amputação infantil possui algumas particularidades, a amputação de idosos também requer atenção especial em alguns casos, a fim de garantir a recuperação plena do paciente.

As principais causas para amputação de idosos são:

– Complicações da Diabetes e da Síndrome do Pé Diabético;

Acidentes de trânsito;

– Quedas;

– Infecções generalizadas;

Tumores ósseos.

A amputação de idosos mais frequentes são de membro inferior, especialmente de nível transtibial, de syme, chopart e pirogoff (amputações no pé). Apesar de menor frequência, também existem muitos idosos com membros superiores amputados também.

Livro Digital Gratuito - O Guia Completo do Amputado

O caminho para adaptação pós amputação é possível! Preencha seus dados abaixo:

Além de influenciar no tempo de adaptação às próteses ortopédicas, a idade do paciente também reflete na fisioterapia, uma vez que pessoas mais velhas tendem a apresentar menor flexibilidade, elasticidade dos músculos e resistência dos ossos também.

Essas características também influenciam na manutenção das próteses. Pode ser que um idoso não necessite trocar todo o conjunto protésico, entretanto, é bom lembrar que os pés, a lâmina, a capa e o revestimentos desses componentes precisam passar por um acompanhamento periódico para atestar sua qualidade e funcionamento.

Outra questão muito importante na amputação de idosos sãos os desafios psicológicos que surgem nesse momento. Não podemos nos esquecer que muitas pessoas da terceira idade sofrem com a exclusão da sociedade, uma vez que são considerados por muitos como incapazes.

Por isso, acompanhar de perto a recuperação desses pacientes é tão crucial para a reabilitação deles. Reforçar que um amputado é capaz de retomar as atividades anteriores e que ele não está sozinho neste período faz total diferença.

O que você achou deste artigo sobre amputação de idosos? Gostou? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também dominem este assunto.

E continue acompanhando nossas atualizações no Facebook e no Instagram!