A praia é um dos lugares preferidos de muitos brasileiros, de norte a sul existem diversas opções, mas para quem possui deficiência ou mobilidade reduzida encontrar praias com acessibilidade pode não ser uma tarefa fácil. Precisamos levar em conta todo o trajeto, desde a calçada até o mar e a estrutura local para que seja uma experiência segura e agradável.

Para te ajudar a escolher seu próximo destino na praia, separamos algumas dicas de lugares acessíveis em todo Brasil para que você possa aproveitar ao máximo seus dias. 

Dicas 

Antes de escolher qual praia visitar é preciso ficar atento a algumas dicas, confira: 

Cadeira anfíbia 

Essa cadeira possui diversas opções de encosto, além de flutuabilidade e estabilidade. Em algumas praias podemos encontrar disponível aos banhistas, devido às suas rodas mais largas o deslocamento para areia se torna mais fácil.

Esteira de acesso

Na extensão de areia podemos encontrar a esteira, que faz o percurso mais confortável, ela permite maior mobilidade desde a calçada até o mar e dessa forma dá mais autonomia às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 

Equipe de apoio

Em algumas praias encontramos monitores e voluntários que são capacitados para auxiliar a todos, essas equipes são treinadas para ajudar a conduzir as cadeiras e também entrar no mar, sempre com muito cuidado e segurança.

Praias com acessibilidade

Depois de conferir nossas dicas para uma ida a praia mais segura e confortável é hora de conhecer as praias que possuem acessibilidade no Brasil. 

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é reconhecido por todo mundo devido a sua beleza, em Copacabana desde 2008 existe o projeto “Praia para Todos”, fundado pelo Instituto Ser. Ele tem o objetivo de transformar as praias em um local democrático e inclusivo. 

Em frente a Rua Francisco de Sá, entre os postos 5 e 6, tem uma iniciativa que oferece banho de mar assistido, vôlei sentado, frescobol e surf adaptados, stand up paddle (SUP) e handbike, e conta com a ajuda de uma equipe de apoio.

Esse é um projeto gratuito e que acontece aos sábados e domingos, das 9h às 14h, e também está disponível no posto 3 da praia da Barra, em frente à Praça do Ó. 

São Paulo

Em 2010 a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com algumas prefeituras, lançou o programa “Praia Acessível”, que podemos encontrar em 26 praias do litoral e do interior do Estado de São Paulo.

Essa é uma iniciativa gratuita e permite o acesso ao mar de forma segura e inclusiva, o programa conta com cadeiras anfíbias e do apoio de equipes de voluntários, que auxiliam os banhistas.

Cada praia possui dias e horários específicos, para obter a relação de todos os municípios e praias participantes, basta entrar em contato com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

Paraná

O projeto “Praia Acessível” foi desenvolvido por meio da parceria entre a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social (Seds). 

O programa disponibiliza gratuitamente cadeiras anfíbias nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. O uso do equipamento é orientado por socioeducadores e pode ser feito todos os dias da semana, das 10h às 19h. 

Rio Grande do Norte

Através do projeto “Natal Praia Inclusiva” que foi lançado em 2007 os banhistas têm acesso às praias de Ponta Negra e da Redinha, aos sábados e domingos, das 8h às 12h. A iniciativa oferece gratuitamente banho de mar assistido, por meio de cadeiras anfíbias, vôlei sentado, stand up paddle, além de caiaque e futebol adaptados. 

Esse foi um  programa idealizado pela Faculdade UNINASSAU Natal, em parceria com a organização da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte (Sadef-RN). A prática de esportes e o banho de mar contam com o suporte de professores e alunos da instituição de ensino, junto com as equipes da Sadef. 

Gostou de saber mais informações sobre acessibilidade nas praias brasileiras? Lembrando que a Conforpés está à disposição para te ajudar em tudo o que for preciso.Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para continuar sendo informado sobre esse e outros assuntos.