Envelhecer com a prótese ortopédica é uma das maiores preocupações de muitos amputados e estamos aqui para demonstrar que, assim como as demais fases da reabilitação, você vai conseguir tirar essa etapa de letra também. 

Acidentes de trabalho ou de trânsito, diabetes e a síndrome do pé diabético, tumores ósseos e as malformações congênitas como a hemimelia fibular, são situações que na maioria dos casos resulta na utilização de próteses ortopédicas, seja pela amputação ou pela ausência dos membros desde o nascimento

Mesmo que você não seja amputado o ato de envelhecer é bem intrigante, já que com o passar dos anos nossa vitalidade diminui, os ossos se tornam mais frágeis e no geral nossa qualidade de vida diminui bastante também.

E quando se usa prótese ortopédica, a preocupação com o envelhecimento aumenta consideravelmente. 

Por isso, decidimos fazer algumas perguntas para os nossos seguidores no Instagram para mostrar que envelhecer com a prótese ortopédica não é um bicho de sete cabeças e que co o acompanhamento do fisioterapeuta e tratamento psicoterápico você vai conseguir superar mais este desafio. 

Há quanto tempo você usa prótese ortopédica?

Perguntamos para nossos seguidores há quanto tempo eles usam prótese ortopédica e as respostas foram as mais variadas possível.

Isso é apenas para você perceber que, independente do tempo que o paciente utiliza esses componentes, as situações enfrentadas são bem parecidas.

Por isso que o incentivo para que amputados convivam uns com os outros e façam parte de grupos de apoio com pessoas em situações semelhantes é tão importante.

Não podemos nos esquecer que cada caso é único, mas ver as vitórias dos outros que enfrentaram diversidades parecidas nos motiva a encontrar nossa força interior para ultrapassar nossos próprios limites. 

O que antigamente era difícil fazer, mas que hoje já se tornou um hábito?

Você vai perceber que muitas atividades que antes era praticamente impossíveis, vão se tornar corriqueiras ao longo do tratamento. 

No caso dos amputados de membros inferiores que acham difícil descer escadas ou caminhar longas distâncias, pode ter certeza que não será mais assim daqui um tempo.  

Já para os amputados de membro superior, se hoje é difícil pentear os cabelos e comer de garfo e faca, também vai alcançar autonomia nestes momentos, principalmente se fizer uso das próteses biônicas

Qual o maior desafio em usar próteses ortopédicas?

É triste admitir, mas a resposta é sempre unânime entre nossos pacientes: o preconceito continua sendo uma das maiores barreiras para muitos amputados. 

A maioria relatou que constantemente ouvem as frases que você nunca deve dizer para um amputado e que sentem dificuldade para vencer a timidez na hora de namorar ou procurar emprego, por exemplo. 

Quando entrevistamos algumas mães das crianças que estamparam nosso calendário “Infância Sem Limites” de 2019, muitas delas manifestaram essa preocupação com a inclusão dos filhos na escola e outros ambientes, como parquinhos. 

É por isso que tantas famílias recorrem à customização das próteses infantis como ferramenta de integração social dos pequenos

Por mais que a transparência sobre a condição das crianças seja importante, a adaptação torna-se muito mais tranquila quando esses dispositivos são estampados com os desenhos que os pequenos mais gostam. 

Os adultos também podem optar pela personalização das próteses ortopédicas como alternativa para superar as dificuldades psicológicas pós amputação, uma vez que a customização é semelhante a uma tatuagem, a diferença é que você pode trocá-la quando for fazer a manutenção das próteses, por exemplo.  

Será que você já passou por algum desafio semelhante ao dos nossos seguidores? Confira:

Como é a adaptação às próteses ortopédicas?

É importante prezar pela adaptação plena do amputado para que ele não volte a utilizar muletas, que apesar de serem mais acessíveis, não proporcionam a qualidade de vida que a pessoa tanto almeja. 

A fisioterapia pré e pós protetização é excelente para dessensibilização do coto, isto é, prepará-lo para receber as próteses e evitar que infecções e inflamações sejam desenvolvidas no decorrer dos anos. 

Como é envelhecer com as próteses ortopédicas?

Assim como o tempo de adaptação varia de acordo com o nível de amputação, idade, sensibilidade do coto e qualidade dos componentes, envelhecer com a prótese ortopédica leva em consideração os mesmos aspectos.

Sendo assim, busque ter hábitos alimentares saudáveis, praticar atividades físicas regularmente, fazer um monitoramento periódico da sua saúde e cuidar da sua saúde mental para tornar este momento o menos traumático possível. 

Mesmo que seja um momento delicado, nós somos seres extremamente adaptáveis e conseguimos encontrar resiliência para superar qualquer obstáculo. 

Com os anos, pode ser que você sofra com os sintomas da dor fantasma, decorrente da síndrome do membro fantasma que atinge 66,6% de todos os amputados também. 

Por isso, procure sempre conversar com os profissionais envolvidos em sua readaptação e não hesite em comunicá-los sobre os problemas que eventualmente possam aparecer com o passar do tempo.

O que achou deste artigo sobre envelhecer com próteses? Gostou? Então compartilhe em suas redes sociais! Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para acompanhar nossas atualizações!