Conheça 9 modalidades de Esportes Adaptados

Cada vez mais os esportes adaptados vem ganhando espaço e se mostram importantes tanto fisicamente, quanto emocionalmente para a inclusão e também a reabilitação. Existem diversos campeonatos nacionais e internacionais que abrangem os esportes adaptados, como as paraolimpíadas, por exemplo.

Conheça os benefícios e os principais esportes adaptados.

Benefícios da Prática de Esportes  

O esporte de modo geral possui muitos benefícios e apesar de ter algumas mudanças, o esporte adaptado também traz muitas vantagens aos deficientes.

A fisioterapia em conjunto com a atividade física é de extrema importância para a reabilitação, independente de ser de forma amadora ou profissional.

Força muscular, equilíbrio, coordenação motora, resistência física, velocidade, aumento de autoestima, integração social, estimular a independência e autonomia, são alguns dos diversos benefícios que se adquire.

Modalidades de Esporte

Praticamente todos os esportes podem ser adaptados, sejam eles individuais ou coletivos, então escolha algo que você goste e desfrute o que há de melhor em cada um. Confira 8 esportes adaptados:

Basquete

O basquete é um dos esportes que mais possuem ligas e competições mundiais. Para a prática são usadas cadeiras de rodas adaptadas que costumam ter 4 ou 5 rodas e exigem bastante esforço, já que a quadra possui o mesmo tamanho que o basquete clássico.

Por ser um esporte coletivo ele incentiva o relacionamento social e também o companheirismo, além de desenvolver a capacidade motora e também estratégias.

Ciclismo

ciclismo

Muitas pessoas têm o costume de andar de bicicleta e uma pessoa que passou por uma amputação tanto nos membros inferiores quanto superiores também pode praticar o ciclismo.

Existem bicicletas para duas pessoas onde um pode auxiliar o deficiente e também no bicicross faz o uso de bicicletas especiais.

Tênis de Mesa

Esse é um dos esportes adaptados mais tradicionais, ele possui as mesmas regras do tênis de mesa convencional, a única diferença é na hora do saque onde o sacador precisa fazer que a bola ultrapasse a linha de fundo da mesa sem deixá-la sair pelas laterais e também a bola pode pular duas vezes.

Voleibol sentado

O vôlei sentado trabalha desde a parte aeróbica até seu raciocínio e pode ser jogado tanto profissionalmente como com amigos, as regras são as mesmas do voleibol clássico.

Atletismo

No atletismo são feitas classificações que variam de acordo com a capacidade de cada pessoa, sua prática melhora a saúde e ainda alivia o estresse.

Natação

A natação também é um dos esportes adaptados pioneiros, além dos benéficos sistemas cardiovasculares, ainda ajuda a desenvolver a flexibilidade nos músculos e articulações. 

amputacao transumeral

Futebol

O futebol faz parte da vida dos brasileiros e também é um esporte adaptado, pois também é capaz de transformar a vida das pessoas, exatamente como fez com Welton que é nosso paciente e funcionário aqui na Conforpés. 

O futebol adaptado para amputados pode ser jogado com o uso das muletas e se engana quem pensa que é fácil, todo preparo e treinamento são feitos normalmente pois é um esporte que exige muito do atleta. 

História de Transformação

Welton, 29 anos, fez do esporte algo incrível para sua vida. Após sofrer um acidente de moto teve que fazer a amputação de sua perna e mesmo com tanta coisa difícil o apoio de sua família e o futebol o ajudaram.

E foi no esporte que ele conseguiu ver que tinham pessoas iguais a ele, com problemas diferentes e lá Welton buscava ser cada vez melhor para ele mesmo.

Sempre apaixonado pelo futebol, participava de campeonatos na escola e quando sofreu o acidente achou que não ia mais poder ter o contato com o campo, mas o futebol adaptado deu a oportunidade dele continuar no seu sonho.

Musculação

Essa a modalidade que possui maior capacidade de fortalecimento dos músculos e sua prática contribui para a resistência e a força do corpo e com isso as dores também diminuem.

Artes Marciais

Judô, karatê, jiu-jitsu, muay thai e kung fu são exemplos de artes marciais para quem quer trabalhar os músculos do corpo, além de trabalhar a força e o equilíbrio.

As artes marciais são adaptáveis e só é preciso força de vontade e determinação para praticá-la.

Gostou de conhecer mais sobre 8 esportes adaptados? Lembrando que a Conforpés está à disposição para te ajudar em tudo o que for preciso.Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para continuar sendo informado sobre esse e outros assuntos.