É no pós-operatório que iniciamos a reabilitação, depois da cicatrização do coto. E é nesse período de pré-protetização que precisamos de muitos cuidados para uma boa evolução cirúrgica, para que seja possível ter uma protetização mais tranquila.

Nessa etapa, os médicos auxiliam os amputados para que se preparem para o momento de receber a prótese, por isso, os cuidados com o coto são extremamente importantes. Veja abaixo algumas dicas para manter seu coto pronto para a protetização. 

Dicas para preparar o coto para a prótese:

Dessensibilização do Coto

Para formar um coto ideal a dessensibilização do coto é uma etapa muito importante no pós-operatório, por isso começam os exercícios que tem o objetivo de criar estímulos sensitivos na extremidade do coto.

Controlar a dor, a dor fantasma e espasmos são alguns dos objetivos da dessensibilização, que além disso ainda pode diminuir a hipersensibilidade do coto e dessa forma na hora de utilizar a prótese seja mais fácil.

Existem diversos exercícios que devem ser feitos para a dessensibilização do coto, e aqui no blog da Conforpés já ensinamos como fazer. Veja aqui.

Posicionamento do coto

Para evitar deformidades é preciso seguir algumas orientações, como manter o coto na posição correta, isso ajuda a prevenir o encurtamento e o tensionamento muscular. Confira algumas dicas:

  • Evite que o coto fique pendurado quando você estiver sentado, quando estiver em uma cadeira de rodas, por exemplo, utilize a prancha para amputados.
  • Em seu dia a dia fique um pouco deitado de bruços, esse movimento alonga os músculos da parte frontal do quadril.
  • Deixe seu coto sempre plano, com o joelho bem reto, não utilize travesseiros ou cobertores para apoiar o coto.
  • Se sua amputação for acima do joelho deixe seu coto mais próximo a perna intacta, pois deixar que ele se mova para fora pode dificultar futuramente andar com a prótese. 

Enfaixamento do Coto

Cuidados para preparar o coto para a protetização

Depois da cicatrização do coto devemos iniciar o enfaixamento, ele serve para evitar edemas, estimular o metabolismo e a circulação sanguínea, modelar e atuar na preparação do coto para futura protetização. Existem alguns cuidados ao fazer o enfaixamento e nesse artigo falamos um pouco mais sobre essa etapa. 

Higienização 

A higienização de forma geral é de extrema importância e claro que com o coto não seria diferente, afinal essa é uma região que passou por um difícil processo e que possui muitas cicatrizes e pouca sensibilidade.

Lave seu coto com água morna e sabonete neutro pelo menos uma vez por dia e não se esqueça de hidratar para evitar ressecamento. Outra dica é tomar sol de manhã e no fim de tarde para fortalecer sua pele.

Fortalecimento

Fortalecer seu coto é muito importante, por isso realize exercícios, acompanhado de um profissional de confiança, esse exercício irá prevenir contratura. Para preparar seu coto para a prótese, ambas as pernas devem estar fortes.

Gostou de saber como cuidar de seu coto antes de receber a prótese? Lembrando que a Conforpés está à disposição para te ajudar em tudo o que for preciso.Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para continuar sendo informado sobre esse e outros assuntos.