Neuroma de Amputação: O que é, causas e tratamentos

Amputações traumáticas geralmente são a causa do Neuroma de Amputação, ele acontece quando ocorre a perda de um ou mais membros através de acidentes de trânsito, de trabalho, ou até ferimentos por armas de fogo.

Como se forma

Após a amputação o tecido que foi o neuroma ocorre logo após a amputação, onde o tecido que foi retirado na cirurgia inflama, causando muitas dores e isso é o que chamamos de neuroma.

Essa inflamação é formada por células e fibras nervosas que ficam na extremidade do nervo do coto e quando essa parte tem o contato com o encaixe da prótese cauda dores o que prejudica na adaptação e no uso da prótese ortopédica. 

O axônio é uma parte do neurônio responsável pela condução dos impulsos elétricos que partem do corpo celular, até outro local mais distante, como um músculo ou outro neurônio. Trata-se de um prolongamento único, de diâmetro constante na sua maior parte e que torna-se ramificado na sua extremidade. E é esse axônio que cresce de forma desequilibrada no coto.

Tratamentos para o Neuroma de Amputação

Massagem Proprioceptiva

A massagem é uma das formas mais eficazes para dessensibilizar o neuroma. O estímulo é feito através da massagem junto com alguns materiais de superfície áspera, fina e de diferentes temperaturas, como isso seu coto irá sentir diferentes sensações.

Outros tratamentos

A acupuntura é outro tratamento que pode aliviar as dores do neuroma. Além disso, ainda há a possibilidade de fazer uma cirurgia para retirada do neuroma ou aplicação de etanol para eliminá-lo.

Procure seu ortopedista e veja qual o melhor tratamento a seguir para seu caso! Enfim, o recomendado é que o paciente procure um Ortopedista e/ou Neurologista para que eles recomendem o melhor tipo de tratamento.

Gostou de saber o que é neuroma de amputação? Lembrando que a Conforpés está à disposição para te ajudar em tudo o que for preciso.Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para continuar sendo informado sobre esse e outros assuntos.