A amputação pode ser causada por diversos motivos, que vão desde a diabetes até acidentes, e com a orientação de um especialista é possível voltar a ter uma vida normal e a prótese é a responsável por isso.

O período de reabilitação pode ser difícil para muitas pessoas com amputação, porém, após a adaptação tudo volta ao normal, mas claro, é preciso sempre ficar atento, afinal existem fatores que podem mudar seu dia a dia com a prótese.

Qual principal fator que altera seu encaixe com a prótese?

A alteração de peso é um desses fatores, pois acontece por vários motivos, como:

  • crescimento;
  • uso de medicação; 
  • prática de atividades físicas; 
  • problemas psicológicos entre outros. 

Isso afeta o encaixe da sua prótese, pois fica em contato diretamente com o coto, e as medidas alteram conforme seu peso. 

No processo de reabilitação com a prótese, utilizamos um encaixe prova para que você inicie a adaptação e também para que possamos moldar o encaixe para o seu coto. Após essa fase nossa equipe realiza os ajustes necessários, damos início a fabricação do encaixe definitivo, dessa forma seu coto estará preparado. 

Após esse período a perda ou ganho de peso vão influenciar no seu encaixe, por isso é tão importante uma equipe preparada, para que te instrua da melhor forma possível. 

Em alguns casos, dependendo da quantidade de peso que você perdeu, é possível sentir desconforto e algumas dificuldade de mobilização, com isso pode ser utilizado um Liner (meia que vai entre o coto e o encaixe) mais espesso ou adicionar outra camada de meia. 

Veja abaixo alguns componentes e como eles são influenciados com a mudança de peso.

Pé 

Esse tipo de componente é escolhido de acordo com o seu nível de mobilidade e peso. Ele suporta algumas alterações pequenas de peso, porém caso perca muito peso, é necessário conversar com seu fisioterapeuta para que te auxilie.

Joelho

No joelho a perda de peso pode ocasionar problemas na marcha, dependendo da quantidade perdida, pode ter sintomas diferentes.

Encaixe da Prótese

Veja abaixo alguns tipos de amputação e o que pode ocorrer com o seu encaixe.

Encaixe para amputação acima do joelho

Nesse caso o encaixe pode se soltar e começar a girar no coto, você também pode sentir algo diferente na região da virilha, outra situação que pode acontecer é alteração na parte inferior do osso do fêmur. 

Encaixe para amputação abaixo do joelho

Para esse tipo de amputação pode aparecer um desconforto na parte frontal do encaixe, além disso a pressão na tíbia e na rótula também pode acontecer.

Perdi peso e agora?

Caso haja alguma alteração em seu coto, procure um técnico e veja quais medidas tomar para que ajuste seu encaixe, pode ser usado uma meia adicional ou até a troca do liner.

Gostou de conhecer sobre perda de peso? Lembrando que a Conforpés está à disposição para te ajudar em tudo o que for preciso.Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para continuar sendo informado sobre esse e outros assuntos.