O liner é um dos dispositivos que ajuda a evitar o atrito entre o coto e a prótese, diminuindo as chances de infecções ou inflamações no membro residual.

Uma das partes mais importantes e que demanda maior atenção do amputado é o coto. É através dele que os encaixes das próteses são confeccionadas e a condição dessa região é determinante para medir o sucesso do seu tratamento. 

Inclusive, um dos maiores objetivos da fisioterapia pré-protetização é o preparo do coto para receber as próteses ortopédicas. 

Neste contexto, o amputado possui algumas alternativas para proteger seu coto, a fim de diminuir a sensibilidade dessa região e evitar qualquer imprevisto que possa aparecer durante o tempo de adaptação às próteses ortopédicas.

O liner diminui drasticamente as chances do paciente desenvolver infecções ou inflamações no membro residual, pois exerce pressão constante no coto, moldando-o no formato correto da prótese.

Todo amputado precisa usar Liner?

Todos os dispositivos que auxiliam a moldar o coto e diminuir a sensibilidade da região são bem-vindos. 

Além do liner, o paciente pode optar por utilizar meias especiais, ataduras elásticas seguindo o passo-a-passo correto de enfaixamento correto do coto de acordo com seu nível de amputação.

O liner é um dos mais populares entre os amputados, especialmente entre aqueles que praticam atividades de alto rendimento e precisam manter a prótese 100% firme durante o período de uso. 

Tratamento de espículas ósseas com Liner

Em relação às espículas ósseas, aquela pontinha do osso que fica mais visível no coto e prejudica a qualidade de vida do amputado durante o dia, nosso fisioterapeuta Raphael Sancinetti explicou a situação. 

“Existe no mercado alguns componentes que vão ajudar a diminuir os sintomas das pessoas que têm pele ou musculatura muito flácida, ou até mesmo espículas ósseas. O liner é um desses dispositivos, porque sua principal finalidade é diminuir o impacto do uso das próteses, seja correndo, marchando ou realizando outras atividades rotineiras”, conclui Raphael. 

Como usar o Liner?

A maneira mais indicada de utilizar o liner é virá-lo do avesso e deslocá-lo suavemente pela extensão do coto. De maneira alguma o vista-o como se fosse uma meia, e tenha sempre muito cuidado ao manusear qualquer dispositivo próximo ao coto amputado. 

Mantenha-o higienizado com sabonete neutro e água morna todos os dias, bem como seu membro residual para manter em equilíbrio o ph da sua pele. 

Se você for o tipo de pessoa que transpira bastante, procure fazer essa limpeza ao menos duas vezes durante o dia. Ao menor sinal de dúvida, não exite em pedir ajuda para os profissionais responsáveis pelo seu tratamento. 

Agora que você já sabe a importância do uso do liner para amputados, que tal compartilhar esse texto em suas redes sociais?
Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para não perder nenhuma informação sobre amputação e próteses ortopédicas.