Próteses Ortopédicas: Conheça a história e principais tipos

As próteses têm o objetivo de substituir necessidades estéticas e funcionais de pessoas que sofreram amputações ou lesões graves. Mas você conhece a história das próteses?

Segundo relatos históricos, no  livro indiano Rig Vheda,  que foi escrito entre 3.500 e 1.800 a.C, tem um poema que conta sobre uma rainha guerreira que colocou uma prótese de ferro para que pudesse voltar à guerra após perder uma perna.

Além disso, no museu do Cairo existem Múmias egípcias de 600 a.C que foram encontradas com próteses em dedões do pé e segundo estudos foram colocadas quando ainda estavam vivos.

É possível perceber que a busca pela volta da mobilidade vem de muitos anos, mesmo que fossem próteses improvisadas, já que naquela época eram feitas de ferro ou madeira.

Em 2006, dados do Ministério da Saúde mostraram que mais de 1 milhão de pessoas precisavam de próteses ortopédicas no Brasil, e é claro que esse número aumentou muito até hoje.

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, entre 2012 a 2021, 245.811 brasileiros sofreram amputação de membros inferiores e esses números aumentaram ainda mais com a pandemia causada pelo Covid-19.

Próteses Ortopédicas: Conheça os tipos de Próteses Biônicas

A tecnologia das próteses evoluiu muito e hoje qualquer pessoa pode ter esses modelos modernos, não apenas atletas de paralímpicos.

Pessoas que sofreram alguma amputação passam a usar e podem voltar a fazer atividades do dia a dia como andar, correr, pegar coisas. Atualmente o Brasil possui a mesma tecnologia de outros países como EUA, Alemanha, Inglaterra, Escócia e França. 

As próteses biônicas tem se destacado devido a um software que se adapta ao paciente e essas tecnologias satisfazem os pacientes tanto de próteses inferiores, quanto superiores.

No caso de próteses de membros inferiores, o paciente ganha de volta praticamente todos os movimentos como caminhar, sentar, correr e até subir uma escada ou rampa.

E para usuários de membros superiores, existem próteses biônicas que podem chegar até 36 tipos de pinças e por mais seja difícil reproduzir os movimentos da mão humana a ciência está cada vez mais perto disso.

Além disso, o amputado pode criar movimentos específicos para a mão, que fazem parte do seu dia a dia, dessa forma a mão biônica fica totalmente personalizada. 

Próteses para Mãos 

Ottobock Bebionic Hand

Considerada de alto desempenho, tem como principais características versatilidade, inovação e funcionalidade, fazendo com que o usuário tenha uma experiência sem igual.

Se você quer ter controle de seus movimentos, esse modelo de prótese irá te proporcionar isso, permitindo mover e pegar objetos de forma coordenada.

I-limb quantum

Prótese de alta tecnologia, foi desenvolvida para promover mais comodidade e conforto ao usuário.

Esse é o único modelo capaz de mudar de agarre apenas com um gesto simples, na qual permite a alteração automatizada de movimento, basta mover a mão em uma das quatro direções.

Próteses de Perna

Genium X-3

Modelo que imita quase perfeitamente o movimento natural da marcha humana, permitindo grande liberdade para quem teve a perna amputada, sua tecnologia permite movimentos ágeis. 

Com ela é possível correr, caminhar, descer degrau, andar para trás e realizar diversos movimentos naturais. 

Esse modelo permite a prática de esportes como canoagem, ciclismo e golfe, ou outras atividades de lazer como pescar, além disso permite um módulo separado para o encaixe de um pé de corrida.

Joelhos 

3R80

Atende ao nível de amputação transfemoral ou desarticulação de joelho e  também é indicado para pacientes que não possuem necessidades específicas. Conheça algumas vantagens dessa prótese:

  • Resistente a água, pode ser utilizado em mergulhos de até 3m de profundidade;
  • É feito de carbono;
  • Tem um cilindro rotativo em forma de tambor;
  • Peso máximo 150kg;
  • Flexão máxima do joelho 150°.

Confira nosso vídeo e saiba tudo sobre o joelho 3R80.

Mauch Knee

Indicado para adultos que dispõem de um estilo de vida mais ativo, ou para aqueles que não possuem necessidades específicas, abrangendo os níveis de amputações transfemorais, desarticulados de joelho ou quadril no geral. Veja as vantagens do Mauch Knee:

  • É possível andar de bicicleta e caminhar em várias velocidades;
  • Suporta até 136 kg;
  • Pode ser flexionado até 115°.

Pés 

Próprio Foot

Desenvolvida para reproduzir o movimento natural do pé com mais segurança e estabilidade para quem sofreu amputação, tem um movimento motorizado no tornozelo que permite levantar a ponta do pé, diminuindo assim riscos de acidentes, como tropeções.   

O dispositivo é indicado para movimentos de baixo impacto, oferece grande resistência, se adapta a vários tipos de superfícies, menor pressão sobre quadris, joelhos e costas e material que facilita o uso de sapatos.

Pro-Flex® Pivot

Esse modelo foi desenvolvido com alavancas conectadas através de pivôs que possibilitam um impulso mecânico, ela irá se aproximar muitos dos movimentos biomecânicos porque o tornozelo com ângulo de mobilidade de 27° irá proporcionar mais força do que pés em fibras de carbono.

O Pro-Flex® Pivot protege o lado não amputado com menor carga e impacto e reduz o movimento de varo do joelho.
Gostou de saber mais sobre a história e os tipos de próteses ortopédicas? Lembrando que a Conforpés está à disposição para te ajudar em tudo o que for preciso.Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para continuar sendo informado sobre esse e outros assuntos.