A adequação postural diz respeito aos recursos de sistemas e componentes externos que servem de suporte corporal e auxiliam a promover a otimização das funções musculares exigidas por diversas posturas, inclusive a sentada. 

Terapia Ocupacional e Adequação Postural 

Neste contexto, o foco do terapeuta ocupacional é prescrever a cadeira de rodas ideal através da avaliação do usuário, indicando as adequações posturais necessárias conforme a capacidade residual de movimentos, provendo a maximização das funções fisiológicas e motoras, além de viabilizar maior autonomia e independência durante o dia a dia do paciente. 

A adequação postural evita que os cadeirantes desenvolvam úlceras de pressão, deformidades, dificuldade para se locomover e problemas nos sistemas fisiológicos, responsáveis pela respiração e digestão do paciente. 

Objetivos da Adequação Postural 

  • Melhorar o desempenho funcional;
  • Aumentar a liberdade de movimento;
  • Distribuição da pressão muscular;
  • Prevenção de deformidades;
  • Simetria;
  • Inclusão e acessibilidade social; 
  • Transporte e segurança do paciente.

Postura Ideal

De acordo com nossa terapeuta ocupacional Simone de Almeida, “sentar-se ereto é fundamental para o bom funcionamento da saúde do cadeirante”. Isso quer dizer que ao sentar com a coluna reta, você estará contribuindo para que a performance do seu sistema cardiovascular, respiratório, digestivo e osteomuscular seja aprimorada. 

Apesar de existir uma postura ideal, a terapeuta ressalta que ela pode ser diferente para cada um, de acordo com as particularidades de cada pessoa.

Agora que você já sabe sobre os benefícios da adequação postural, que tal compartilhar esse artigo em suas redes sociais?

Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook também!