O sistema de ajuste RevoFit é uma criação de Joe Mahon que procura facilitar problemas relacionados à musculatura na fase inicial pós amputação do membro inferior. Assim, as pessoas com amputação conseguem obter melhor mobilidade e qualidade de vida.

Quais são os tipos de amputação que mais utilizam o sistema RevoFit?

Dentre as amputações de membros inferiores, as que mais precisam recorrer ao encaixe de ajuste são os processos de amputação transtibial e transfemoral. Vamos analisar quais são as principais características de cada uma delas.

Amputação transtibial e transfemoral

A amputação transtibial é um processo que retira de forma parcial os ossos que pertencem à panturrilha, no caso, a tíbia e a fíbula. Sua principal característica é a desarticulação do tornozelo. Nesse tipo de amputação, as articulações do joelho são preservadas.

Esse processo de amputação é um dos mais comuns atualmente e recebe três níveis de classificação: 

  • Proximal, quando a amputação ocorre próximo do joelho;
  • Médio, no centro dos ossos;
  • Distal, quando a amputação está próxima da região do tornozelo. 

A amputação transtibial pode ocasionar alterações físicas, fisiológicas e também psicológicas nas pessoas com amputação, especialmente no período pós cirurgia. 

Já a amputação transfemoral ocorre entre as articulações do quadril e do joelho. Há várias razões que podem gerar a necessidade de amputação dessa região, como acidentes, diabetes, gangrena, doenças vasculares ou câncer. 

Nesse caso, a sua classificação pode ser uni ou bilateral. No primeiro tipo, o fêmur de uma das coxas é retirado, enquanto que no segundo, os ossos de ambas as pernas passam pelo processo de amputação. 

Por que o sistema de ajuste RevoFit é importante?

É bastante comum que na fase inicial pós cirurgia de amputação dos membros inferiores, o membro inferior residual (o coto) apresente mudanças em seu volume muscular. 

Isso é bastante comum em casos de amputação transtibial e amputação transfemural porque a partir da amputação, o corpo age de forma compensatória em relação à perda do membro. 

Essa reação é um instinto natural do corpo humano, visto que ele ainda está em fase de adaptação ao coto.

No entanto, essas estratégias de compensação podem ocasionar tanto hipertrofia muscular (quando o músculo aumenta de tamanho) ou atrofia (quando ele diminui). Isso porque o efeito de compensação para se adaptar ao coto faz com que alguns músculos específicos sejam ativados de forma excessiva ou insuficiente. 

Por essa razão, encaixes de ajuste como o sistema RevoFit permitem aos usuários de próteses dos membros inferiores ajustar o volume do encaixe da prótese, conforme a sua condição muscular no momento. 

Como ocorreu a criação do sistema de ajuste RevoFit?

Joe Mahon é um experiente técnico em próteses dos Estados Unidos e co-fundador da empresa Click Medical. Em fevereiro de 2009, ele recebeu a ligação de um paciente que necessitava de um encaixe protético para realizar uma viagem. 

Assim, após encerrar a ligação, ele teve a ideia de criar um encaixe para próteses ortopédicas que fosse ajustável. Esse pensamento lhe ocorreu enquanto se preparava para sair para encontrar seu paciente.

Durante esse momento, Joe Mahon observou que sua esposa conseguia ajustar suas botas de snowboard. Ela fazia isso girando a roda do sistema de catraca, de modo que o calçado ficasse mais confortável. 

Então, Joe pensou que seria mais simples se os encaixes protéticos viessem com um sistema de catraca. Dessa forma, os próprios usuários das próteses poderiam ajustar seu dispositivo de forma mais simples e prática. 

Quando retornou da casa do seu paciente, Joe Mahon pediu à sua esposa que lhe deixasse desmontar as botas de snowboard. A sua intenção era entender como o sistema de catraca funcionava internamente. Esses foram os primeiros passos para a criação do sistema de ajuste RevoFit. 

Solução revolucionária

A criação do RevoFit por Joe Mahon ofereceu uma solução de baixo custo e baixa inovação tecnológica para um problema que afetava milhares de pessoas todos os dias. 

Sua experiência trabalhando com pessoas com amputação no Haiti foi determinante para o desenvolvimento dessa inovação. 

Isso porque Joe queria idealizar um sistema de ajuste que fosse acessível para as pessoas e que também reduzisse a quantidade de visitas clínicas que elas necessitam fazer. 

Atualmente, a sua empresa Click Medical é a responsável por comercializar o sistema RevoFit ao redor do planeta. Ao todo, mais de 62 mil ajustes já foram vendidos em todo o globo. 

Quais são os principais benefícios do sistema de ajuste RevoFit?

Sem dúvidas, o principal benefício que ele proporciona às pessoas com amputação é o conforto na utilização de sua prótese de membro inferior. 

Isso se torna ainda mais importante porque a variação do volume do coto costuma ser diária. Assim, quando o usuário vai colocar a sua prótese pela manhã, o coto está com um tamanho. Ao longo do dia, já pode ocorrer uma variação no volume. 

Ao usar o sistema RevoFit, a pessoa com amputação pode realizar o ajuste do encaixe de sua prótese conforme o volume do coto se modifica. Então, consegue tornar a sua utilização mais confortável. 

Outros benefícios

Existem ainda outros benefícios secundários através do uso desse sistema. Um deles é a possibilidade de realizar ajustes micro ou macro. De modo geral, cada clique na catraca do ajuste deve fornecer 1 mm de movimento de compressão.. 

Outro benefício do sistema é que tanto a sua colocação quanto retirada podem ser executadas de forma bem rápida. Quanto mais tensão é liberada do sistema, mais o ato de vestir e retirar se torna uma experiência mais simples de executar. 

Além de oferecer mais conforto, o RevoFit também proporciona um maior controle do encaixe da prótese de membro inferior. Isso ajuda o usuário a ter mais estabilidade e se sentir mais confiante com o uso do equipamento.

O processo de adaptação pós amputação requer muita paciência e a pessoa pode passar por diversas alterações. Por isso, todas as ferramentas que auxiliam no período pós cirurgia e fase inicial são importantes. 

Ter acesso a bons produtos desde o início da amputação pode ser determinante para que a pessoa com amputação tenha mais mobilidade e qualidade de vida. 
Se você deseja tirar mais dúvidas sobre sistemas de ajuste para próteses ortopédicas, pode entrar em contato com a Conforpés. A empresa conta com uma experiência de mais de 50 anos de atuação no segmento e está sempre atualizada com as melhores referências do mercado. Faça uma avaliação gratuita conosco!