A prótese C-Leg 4 é um joelho microprocessado que proporciona um grau excelente de segurança e desempenho aos seus usuários. Assim, permite que a pessoa com amputação possa ter uma vida mais dinâmica e adaptável.

O que é a C-Leg 4?

É uma prótese de joelho do tipo microprocessador feita de carbono que permite que as pessoas com amputação tenham uma vida ativa. Sua produção é feita pela empresa alemã Ottobock. 

Ela oferece segurança para descer escadas e rampas, andar por terrenos irregulares, andar de ré e fazer todas as atividades cotidianas.

O peso corporal máximo que a C-Leg 4 suporta são 136 kg. Além disso, é uma prótese que corresponde aos níveis de mobilidade 2, 3 e 4. Isso significa que ela é indicada para pessoas que desejam se mover sem restrições e contém alta tolerância ao impacto. 

Quais os níveis de amputação que podem utilizar a C-Leg 4?

Ela é uma prótese indicada para amputações de desarticulação de quadril, desarticulação do joelho e amputação transfemoral.

A desarticulação de quadril ocorre na altura da bacia e indica amputação completa do fêmur. Então, é a pelve do usuário a parte do corpo responsável por controlar a prótese ortopédica. 

A desarticulação do joelho ocorre na base do joelho, onde toda a panturrilha é amputada. Nesses casos, além de uma prótese de articulação do joelho, é necessário o encaixe de um pé protético.

Já a amputação transfemoral se refere à retirada de parte do membro inferior localizada entre o quadril e a articulação do joelho.

Quais são os principais benefícios da C-Leg 4 para a qualidade de vida?

A C-Leg 4 é uma das próteses que oferece um grau mais alto de qualidade de vida à pessoa com amputação porque proporciona um nível de mobilidade alto, que permite que o usuário realize todas as atividades que deseja, desde tarefas cotidianas ao esporte.

O que faz com que ela ofereça um nível maior de mobilidade do que outras próteses é o fato do joelho responder de forma rápida a diferentes superfícies e inclinações. 

Portanto, proporciona uma fase de balanço aprimorada com mais suporte para a descida de rampas ou subida de degraus. Dessa maneira, os movimentos se tornam mais confiáveis e suaves, com uma fluidez natural. 

Recuperação adicional de tropeço

Outro aspecto diferencial é a sua recuperação adicional de tropeço, que está ativa de forma permanente. Essa função permite detectar movimentos que possam aparentar uma queda durante a fase de balanço. 

Então, ela aciona a resistência necessária para evitar que a queda ocorra e oferece uma recuperação rápida do equilíbrio. Com esse dispositivo, é mais fácil manter a estabilidade. 

Mais conforto ao sentar

O microprocessador da C-Leg 4 detecta quando o usuário está prestes a se sentar. Por isso, é capaz de reproduzir sua velocidade de forma que ele se mantenha estável durante esse movimento.

Após estar sentado, a prótese oferece uma posição confortável e relaxada por conta da sua função automática de sedestação.

Função de treinamento útil

Outra funcionalidade é a função de treinamento, que fornece feedback após todos os inícios bem sucedidos da fase de balanço. Isso facilita a solução de problemas e o treinamento da marcha na fase de adaptação do uso da prótese. É possível ativar e desativar esse recurso com o auxílio do técnico ortopédico com pelo utilizador através de aplicativo. 

MyMode Plus

O técnico ortopédico também pode auxiliar o usuário da prótese nas configurações disponíveis do MyMode Plus. Esse suporte facilita a realização de diversas atividades e oferece opções para trabalho, lazer e prática esportiva. 

Quais são os recursos tecnológicos presentes na C-Leg 4?

O fato de ser uma prótese altamente tecnológica com certeza é um dos motivos que colabora para que ela tenha mais de 100 mil encaixes até o momento presente. Veja alguns dos seus diferenciais.

Usabilidade

Os usuários da C-Leg 4 conseguem obter uma melhor experiência de uso a partir do novo design do carregador de bateria e do modo de economia.

 Assim, a prótese pode ser colocada em modo de sono profundo durante voos e atividades ou locais onde o suprimento de energia será limitado. Ela disponibiliza ainda um adaptador de carga USB. 

Design duradouro

As pessoas com amputação que utilizam a C-Leg 4 não precisam se preocupar com respingos de água ou outras interferências de temperatura ocasionais. 

Importante observar, contudo, que a prótese não deve ser utilizada no chuveiro ou em atividades aquáticas, como natação ou mergulho em praia ou cachoeira. 

O design da prótese foi concebido para oferecer proteção em todas as condições, e além disso, é feito de material resistente ao tempo, com alta durabilidade. 

Capa personalizável

É possível customizar a aparência das próteses com uma capa de proteção personalizável. Assim, além de oferecer proteção aos fatores ambientais e desgaste temporal, ela possibilita a expressão da identidade e estilo da pessoa usuária. 

O joelho microprocessado conta duas cores disponíveis, a “Desert Pearl”, de tonalidade mais clara, e a “Midnight Shadow”, com aparência mais escura. 

Controles via aplicativo e software

O app Cockpit torna possível ajustar o MyMode Plus e outras configurações individuais, além de permitir o ajuste do volume, rastreio de atividades, realização de autoteste e verificação da bateria. Seu download está disponível nas configurações iOS e Android. 

Já o software C-Soft Plus permite que o técnico ortopédico faça opções de predefinição e assista tutoriais em vídeo para facilitar o encaixe durante o processo de prova e posterior adaptação. 

O técnico ainda pode auxiliar o usuário na seleção da função de ortostatismo. Esse suporte é importante para ajudar o utilizador em alguns movimentos mais conscientes e de impulsão. 

Como adquirir uma C-Leg 4?

É possível adquirir um joelho microprocessador da Ottobock em casas e lojas ortopédicas. No entanto, é recomendável contar com a assistência de um técnico ortopédico, para realizar os ajustes individuais. 

A prova da prótese inclui todos os componentes, além do encaixe para adaptação das necessidades individuais do usuário. 

O processo de adaptação do uso da C-Leg 4 varia conforme cada pessoa, mas é possível que alguns precisem de semanas para se habituar completamente. 

De qualquer forma, uma vez adaptado, é uma garantia de que a pessoa com amputação terá um ótimo nível de mobilidade, com uma maior qualidade de vida. 
Se você tem interesse em adquirir uma prótese C Leg-4, pode entrar em contato com a Conforpés. A empresa conta com uma experiência de mais de 50 anos de atuação no segmento e está sempre atualizada com as melhores referências do mercado.