A prótese é sempre uma solução para as pessoas que por algum motivo acabam amputando seus membros, mas é preciso ter alguns cuidados ao utilizar para que não surjam as bolhas que acabam incomodando o usuário.

Quando o paciente tem as bolhas nem sempre é preciso procurar um médico, mas elas podem se tornar um incômodo e também algo doloroso, e ao andar com a prótese pode haver incômodo e se não tomar os devidos cuidados pode se tornar uma grave infecção.

Como prevenir 

Antes de mais nada é preciso ter o ajuste correto entre o coto e o encaixe, pois é aí que ocorre o atrito que gera as bolhas. Para reduzir esse atrito pode ser feito o uso do Liner, que é como uma capa protetora feita com um material confortável exclusivamente para o coto. Esse acessório tem a função de diminuir o movimento e a fricção entre a pele e o encaixe e é desta forma que previne as bolhas, além de dar mais conforto. O liner possui substâncias que ajudam a hidratar o membro residual, evitando que a pele fique ressecada e possa surgir bolhas.

Além disso, é importante sempre fazer a manutenção de sua prótese e caso veja que tem algo de estranho com ela procure um local especializado e faça os ajustes necessários, pois desta forma você pode prevenir a bolha e muitas outras coisas. O ideal é que essas manutenções preventivas sejam feitas a cada 6 meses ou assim que a prótese apresentar alguma alteração que possa ocasionar bolhas ou machucados no coto.

Cuidados

Ter os cuidados necessários é uma ótima dica para prevenir o surgimento das bolhas. Veja quais cuidados ter:

  • Antes de dormir retire a prótese e veja se está tudo certo com ela e com sua pele;
  • Mantenhas os cuidados de higiene com o coto e com o liner se fizer o uso;
  • Enfaixe o coto;
  • Pratique exercícios físicos;
  • Limpe o encaixe da prótese.

Além desses cuidados, também é preciso estar sempre de olho nas doenças que podem reduzir a circulação nos membros inferiores, como doenças vasculares, diabetes, elas podem causar a amputação e aumentar o risco da pele se romper gerando uma infecção.

Também existem outras doenças que podem causar essa sensibilidade e acabam até atrasando o diagnóstico, por isso é preciso sempre retirar a prótese e ver se tem sinais de bolhas ou infecções.

Se você tiver todos os cuidados estará prevenindo e essa é a melhor maneira, caso perceba que sua pele está esquentando e ficando irritada, remova a prótese e deixe sua pele respirar. E caso não melhore procure ajuda especializada para solucionar seus problemas.

Gostou de saber como prevenir as bolhas? Lembrando que a Conforpés está à disposição para te ajudar em tudo o que for preciso.Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para continuar sendo informado sobre esse e outros assuntos.