A amputação de um membro é algo que as pessoas não estão preparadas para passar e muitas vezes decorrente disso acabam desenvolvendo ansiedade, diminuição da autoestima, negação e entre outros sintomas.

E por conta disso, é importante que as pessoas passem a cultivar e até mesmo aumentar sua inteligência emocional, para que possam aprender a lidar com as intensas emoções e com a perda de membros. 

Aqui na Conforpés, contamos com uma equipe totalmente preparada para lidar com esses sentimentos. Alguns funcionários também são amputados e trocam experiências constantes com nossos pacientes, podendo cada vez mais mostrar que é possível ter uma vida normal após a amputação.

Nesse artigo vamos falar sobre a importância da inteligência emocional e como isso irá te ajudar em todo o processo.

Aspectos Psicológicos e Amputação

Depressão, tristeza, episódios de choro, isolamento social, perda de apetite e dificuldade para dormir então entre os sintomas que as pessoas podem sentir. Isso normalmente acontece logo após a perda do membro e é importante que seja tratado o quanto antes para que o paciente possa ter uma reabilitação.

Logo após a perda de um membro a depressão é considerada uma reação natural, mas segundo especialistas é difícil diagnosticar se a doença é realmente decorrente da amputação. 

A ansiedade é outro aspecto psicológico que pode aparecer, normalmente ocorre durante a hospitalização devido às dúvidas e incertezas do tratamento e nos procedimentos que são dolorosos, além disso a percepção distorcida e negativa com relação a aparência física estão ligados também a altas taxas de ansiedade, essa percepção distorcida pode ser observada através da falta do contato visual do amputado com o membro e essa percepção distorcida  pode ser observada através de comportamentos.

É muito importante ter atenção, pois essas reações negativas podem atrapalhar o processo de reabilitação, do autocuidado e consequentemente aumentar o isolamento social. Durante o período de adaptação é necessário se ajustar às mudanças tanto físicas quanto psicológicas, já que agora a pessoa terá que lidar com uma nova realidade e vai ter que aprender a lidar com suas restrições, mas também as novas possibilidades que vão aparecer.

Da amputação a protetização

A amputação leva a impactos biopsicossociais (biológico, psicológico e social) afetando diretamente a qualidade de vida do amputado em todas as esferas. O processo de reabilitação tem como objetivo possibilitar que o amputado tenha qualidade de vida em todos os níveis e seja reintegrado socialmente para exercer seu papel social como cidadão ativo.

A protetização é uma importante ferramenta que auxilia no processo de melhora da auto estima, aceitação frente ao quadro de perda do membro, retorno às atividades de vida diária, autonomia e independência social e econômica.

Lembrando também que é de extrema importância que o paciente seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar (médico, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social) para ajudar no enfrentamento das mais diversas dificuldades e desafios desencadeados por uma amputação.

O que é Inteligência emocional?

A capacidade de estar atento, saber controlar e expressar suas emoções e lidar com relacionamentos interpessoais de maneira judiciosa e empática é conhecida como inteligência emocional.

A inteligência emocional é saber identificar e lidar com seus sentimentos e emoções e isso influencia em sua saúde física e mental, prevenindo transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão e também distúrbios psicossomáticos.

Lidar com esses sentimentos não é fácil, por isso é necessário encontrar uma motivação para melhorar e também uma situação na qual tenha controle.Você tem um papel muito importante em todo o processo de protetização, por exemplo, então faça o que é necessário para aproveitar ao máximo suas sessões de fisioterapia e ir se adaptando às próteses. 

Para ter uma inteligência emocional forte é preciso entender que por mais que não consiga controlar todos seus sentimentos, você é capaz de controlar sua reação e processar os sentimentos.

Nós da Conforpés auxiliamos os amputados quando necessário, mas lembramos que em alguns casos é necessário procurar um profissional qualificado que possa orientar o paciente.

Depoimentos

Vitor Dourado

“A gente tem que procurar ser antes de ter. O amputado muitas vezes se coloca numa posição inferior à sociedade, por questões físicas, mas muitas vezes quem enfrenta uma situação dessas é diferente dos outros. Vamos usar essa raridade para levar uma mensagem de alegria e inspiração para alguém. Tudo o que me tornei hoje foi graças ao acidente. Mas antes disso tudo, aprendi a ser antes de ter”.

Jéssica Araújo

“Nada foi fácil e nem confortável. É importante destacar isso. As pessoas acham que nascemos fortes, corajosas e com autoestima elevada, mas na verdade, tudo isso é um exercício diário. No começo, como é normal, ficamos desanimados, sem perspectivas, mas é importante dividir a experiência de que esses sentimentos são parte do processo, e o início da mudança depende muito de nossa força de vontade e disposição para encarar desafios todos os dias.”Gostou do nosso artigo sobre inteligência emocional? Então compartilhe esse post em suas redes sociais e continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para continuar sendo informado sobre esse e outros assuntos.