O uso da prótese se dá devido a muitos fatores, como acidentes e problemas de saúde, e ainda que o custo da prótese seja alto, existem diversos recursos financeiros que vão desde processo trabalhista e indenização de acidente de trânsito, até vakinha online e eventos. Além disso, temos também o crédito acessibilidade, onde alguns bancos fornecem crédito para compra de equipamentos/produtos relacionados à acessibilidade de pessoas com deficiência.

E com todos esses recursos disponíveis, pessoas amputadas podem escolher qual é mais adequado para seu caso no momento de comprar sua prótese.

Apesar de a prótese ter um custo alto, ela auxilia muito os recém amputados, pois dá oportunidade de voltar a andar, a trabalhar e pode até ajudar as pessoas que estão com depressão a ter uma nova chance de viver. 

Quando o paciente não vai mais usar a prótese seja porque vai trocar o modelo, o tamanho, quando as crianças crescem, ou até mesmo quando o amputado faleceu e a família quer vender ou até mesmo doar a prótese, vem o questionamento:

“Eu posso vender ou doar minha prótese?”

Independente do motivo que você queira vender, doar ou até mesmo repassar sua prótese, os médicos e especialistas não recomendam, pois quando é indicado que  uma pessoa amputada faça o uso de uma prótese, ela é confeccionada exclusivamente para o usuário. A avaliação que é feita com cada paciente é justamente para indicar o equipamento mais adequado. 

Depois da avaliação, o molde com gesso é tirado direto do paciente, na pele do coto e assim o encaixe será totalmente confeccionado para o conforto daquele indivíduo e não terá nenhuma possibilidade de servir para outro amputado, pois seus pontos de apoio foram baseados para o paciente e se vender para outra pessoa as medidas serão diferentes.

Além disso, não é aconselhado que se faça a venda pois quem usou a prótese e agora quer repassar, não pode dar a garantia de que o equipamento está em boa qualidade e que é o mais adequado para quem está adquirindo. Também quem adquire terá o problema para ajuste de altura e alinhamento mais apropriado para sua marcha, para um caminhar mais adequado que evite problemas ao longo da vida.   

Para todos que fazem o uso de próteses é recomendável que procure clínicas especializadas a fim de obterem uma avaliação mais adequada, isso devido a cada indivíduo ser um caso único, onde um atendimento treinado é voltado totalmente ao paciente e sendo inclusive onde a família e o usuário terão orientações. 

A prótese é confeccionada por técnicos especializados e alinhada para sua melhor utilização. Recebendo também um treinamento de fisioterapia para adaptação, reabilitação e orientação de sua prótese tornando sua marcha mais adequada com o objetivo de evitar futuras complicações posturais. 

Como mencionamos, para conseguir adquirir sua prótese existem diversas maneiras, mas vale ressaltar que a prótese ajuda pessoas principalmente a voltar a ter auto estima, por isso temos que ter em mente que na verdade a prótese não tem custo e sim um valor imensurável. Já se perguntou quanto vale a sua perna? 

Essa explicação foi útil pra você? Então compartilhe esse post em suas redes sociais e continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para continuar sendo informado sobre esse e outros assuntos.