Existem muitos fatores que podem contribuir para que a amputação aconteça, conheça os principais motivos. 

Independente da idade, faixa etária, sexo e religião, uma coisa é certa: a amputação pode acontecer com qualquer um, mas quais são os motivos para que ela aconteça? Confira a explicação dos nossos fisioterapeutas. 

Diabetes

A maior causa de amputação no Brasil é a Diabetes, uma vez que a doença dificulta a circulação sanguínea e, consequentemente, a cicatrização do paciente também, deixando-o suscetível às complicações da síndrome do pé diabético, que frequentemente resulta em amputação de membros inferiores de nível transtibial e de

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 70% das amputações são decorrentes da Diabetes. 

As amputações diabéticas atingem principalmente a terceira idade. 

Livro Digital Gratuito - O Guia Completo do Amputado

O caminho para adaptação pós amputação é possível! Preencha seus dados abaixo:

Tumores Ósseos

Os tumores ósseos malignos são responsáveis por boa parte das amputações em crianças e adolescentes. 

As doenças mais comuns são o Osteossarcoma e Condrossarcoma, que não podem ser tratados nem com rádio ou quimioterapia. 

Neste contexto, o tratamento é realizado através do ressecamento dos ossos, que muitas vezes finda em amputação a fim de não comprometer outros membros do paciente.

Amputação Traumática

A amputação acidental de um ou mais membros do corpo é denominada “amputação traumática”, que pode acontecer graças aos acidentes de trânsito ou acidentes de trabalho. 

Não existe um grupo que seja mais vulnerável às amputações traumáticas, devido à imprevisibilidade da vida. 

Infecções Generalizadas

É raro, mas às vezes acontece de bactérias, fungos ou vírus invadirem nossa corrente sanguínea, acarretando uma lista de alterações em nosso organismo. 

Entre elas, podemos citas as infecções que se alastram rapidamente pelo corpo. 

Diante essa realidade, a falta de oxigenação em algumas partes do corpo pode causar ou amputação de membros inferiores como pés e dedos, ou membros superiores como braços e mãos. 

Problemas Vasculares

A amputação por problemas vasculares frequentemente é realizada em pessoas com mais de 50 anos. 

Ocorre quando há o entupimento nas veias e artérias do paciente, que podem ser causados pelo tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, sedentarismo, obesidade ou estresse, impedindo assim, a circulação sanguínea regular nas extremidades corporais do paciente. 

Malformação congênita

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) 1 a cada 33 bebês apresenta algum tipo de malformação congênita que pode comprometer a mobilidade física.

O caso mais comum de malformação congênita que resulta em amputação e protetização infantil, é a Hemimelia Fibular, caracterizada pela ausência parcial ou completa da fíbula, osso longo inferior do corpo humano responsável pela sustentação corporal. 

Gostou de saber mais sobre as principais causas da amputação? Então compartilhe esse post em suas redes sociais para que seus amigos também dominem o assunto! 

Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para acompanhar nossas atualizações.