Conheça 6 tipos de alimentos que ajudam na cicatrização do coto e veja opções para montar uma dieta saudável durante o pós operatório. 

Você sabe quais alimentos que ajudam a cicatrizar o coto? Existem muitos nutrientes presentes nas frutas, vegetais, dentre outros, que colaboram com diferentes processos de cicatrização. 

No caso das pessoas com amputação, é bem frequente a ocorrência de um atrito constante, resultado do encontro entre o membro residual (o coto) e a prótese. Assim, uma dieta específica pode colaborar na regeneração da pele no local. 

Por que existem alguns alimentos que ajudam a cicatrizar o coto?

Ter uma alimentação saudável e balanceada é muito importante para a manutenção da saúde. Isso porque a ingestão correta e constante de certos nutrientes evita o surgimento de diversas doenças como diabetes e hipertensão. 

Ao mesmo tempo, o contrário também pode ocorrer. Então, uma alimentação ruim pode ser prejudicial ao corpo, inclusive, retardando processos de cura e cicatrização. 

Os principais nutrientes para auxiliar no processo de cicatrização de feridas na pele são os carboidratos, as gorduras e as proteínas porque eles auxiliam na regeneração do tecido. Além disso, as vitaminas A, C e E, assim como o zinco, contribuem com uma ação antioxidante. 

Quais são os alimentos que ajudam a cicatrizar o coto?

É possível selecionar e incluir na dieta diversos alimentos que ajudam a cicatrizar o coto. Com grandes variedades de textura e sabor, é possível se alimentar bem e de forma prazerosa, e ainda assim, contribuir para a aceleração da cicatrização.

Proteínas

As proteínas são muito importantes na união dos tecidos da pele. Portanto, após qualquer processo cirúrgico, é fundamental aumentar a ingestão de proteínas, especialmente quando tiver cicatrizes a serem reparadas. Assim, elas vão ajudar na formação de novos tecidos para a pele, que serão necessários para fechar as feridas.

O ideal é aumentar o consumo de proteínas magras, como peixes, carnes brancas, ovos, leite e derivados. Além disso, é possível também obter esse efeito sem a ingestão de carnes, apenas com o aumento do consumo de proteínas vegetais como feijão, grão de bico, ervilhas, dentre outras leguminosas. 

Frutas e vegetais coloridos

Muita gente não sabe, mas quanto mais variadas são as cores das frutas e dos vegetais, mais antioxidantes elas contém. Esses itens são de extrema importância na recuperação e cicatrização do coto porque ajudam a combater o excesso de radicais livres produzidos pelo corpo. Dessa forma, amenizam o estresse que é sentido pelo corpo durante essa fase.

Após a realização da cirurgia de amputação, é essencial para o corpo a ingestão de mais antioxidantes para combater as moléculas oxidadas, que são prejudiciais. Para isso, é possível ingerir couve, espinafre, uvas vermelhas, uvas passas, cenouras, acerola e goiabas. Existem outras diversas frutas e legumes que podem cumprir bem a tarefa.

Vitamina A

O aumento da ingestão de vitamina A e betacaroteno é essencial para a reparação e manutenção do tecido mole e das membranas mucosas. 

Então, inclua na dieta tomate, cenoura, beterraba e manga. Os três últimos, por exemplo, podem ser misturados e consumidos em formato de suco. A ingestão desses alimentos também evitam a inflamação dos tecidos da pele. 

Frutas cítricas

A vitamina C é essencial para o processo de cura após cirurgias no corpo. Isso porque ela é uma das responsáveis por reticular o colágeno. Por isso, facilita na cicatrização de feridas cirúrgicas. 

Além do mais, o estresse que o corpo vivencia no pós cirurgia esgota as quantidades de vitamina C do corpo. Dessa forma, a reposição através do aumento da dosagem é realmente uma necessidade. 

Algumas das melhores fontes de vitamina C são as frutas cítricas, como laranja, limão, lima da pérsia, tangerina, morango e kiwi. Elas são opções refrescantes e excelentes escolhas para sucos naturais de fruta. 

Vegetais crucíferos

Estes vegetais contém os chamados fitonutrientes, que estimulam o sistema imunológico. Assim, são alimentos que ajudam a cicatrizar o coto porque é importante estar com uma imunidade alta para evitar infecções durante o processo de cicatrização. 

Para aumentar a ingestão de fitonutrientes, você deve consumir agrião, brócolis, rúcula, repolho e couve-flor. De modo geral, os vegetais de folhas verdes são escolhas que colaboram para o aumento da imunidade. 

Chocolate amargo

Um item que pode te surpreender na lista de alimentos que ajudam a cicatrizar o coto é o chocolate amargo. Isso porque esse alimento ajuda a manter níveis saudáveis de pressão arterial. 

A manutenção da pressão sanguínea em níveis saudáveis é fundamental para que o corpo consiga fornecer oxigênio, vitaminas e nutrientes ao local onde o coto precisa cicatrizar antes de iniciar a protetização

Então, os antioxidantes que encontramos no chocolate amargo estimulam o sistema imunológico, o que evita o aparecimento de infecções. 

Quais são os alimentos que prejudicam o processo de cicatrização do coto?

Da mesma forma como alguns alimentos podem ser bastante benéficos, outros devem ser evitados após o processo cirúrgico porque prejudicam a cicatrização.

De preferência, os chamados alimentos remosos não devem ser ingeridos durante o período de cicatrização, especialmente enquanto a pessoa estiver com pontos. 

Alguns exemplos de alimentos a serem evitados são doces, refrigerantes, frituras em geral e carnes processadas, como salsicha e linguiça.   

O açúcar e as gorduras industrializadas aumentam o processo inflamatório no organismo. Por isso, dificultam a circulação do sangue, que por sua vez, é essencial para a chegada dos nutrientes ao local onde o tecido precisa ser cicatrizado.

É ideal, portanto, excluir durante esse período tudo que tenha gordura e açúcar. O consumo de produtos industrializados como balas, sorvetes, biscoitos recheados, leite achocolatado, além de bacon e carne, são alguns exemplos. 

Como montar uma dieta com alimentos que ajudam a cicatrizar o coto?

Você pode consultar um nutricionista para montar uma dieta personalizada, de acordo com as necessidades e preferências do paciente, para facilitar a cicatrização no pós operatório. No entanto, é possível montar por conta própria algumas opções de refeição saudável para o período.

Em alguns momentos, pode ser que o paciente apresente dificuldades para se alimentar por mal estar ou enjoo. Uma boa dica é realizar sopas com os legumes recomendados, batidas no liquidificador com um fio de azeite. 

Quando o paciente já estiver com mais apetite, é ideal priorizar refeições leves, com vegetais cozidos e carnes magras grelhadas, como peixe. 

Outro ponto essencial para uma boa cicatrização é manter o corpo bastante hidratado. Por isso, é importante beber muita água e também sucos que aceleram o processo de cicatrização do coto, como suco de laranja ou morango. 

Para saber mais informações sobre a cicatrização do coto e outros temas que interessam às pessoas com amputação, confira o blog no site da Conforpés