A prótese C-Leg 4 é um joelho microprocessado que proporciona um grau excelente de segurança e desempenho aos seus usuários. Assim, permite que a pessoa com amputação possa ter uma vida mais dinâmica e adaptável.
O que é a C-Leg 4?
É uma prótese de joelho do tipo microprocessador feita de carbono que permite que as pessoas com amputação tenham uma vida ativa. Sua produção é feita pela empresa alemã Ottobock.
Ela oferece segurança para descer escadas e rampas, andar por terrenos irregulares, andar de ré e fazer todas as atividades cotidianas.
O peso corporal máximo que a C-Leg 4 suporta são 136 kg. Além disso, é uma prótese que corresponde aos níveis de mobilidade 2, 3 e 4. Isso significa que ela é indicada para pessoas que desejam se mover sem restrições e contém alta tolerância ao impacto.
Quais os níveis de amputação que podem utilizar a C-Leg 4?
Ela é uma prótese indicada para amputações de desarticulação de quadril, desarticulação do joelho e amputação transfemoral.
A desarticulação de quadril ocorre na altura da bacia e indica amputação completa do fêmur. Então, é a pelve do usuário a parte do corpo responsável por controlar a prótese ortopédica.
A desarticulação do joelho ocorre na base do joelho, onde toda a panturrilha é amputada. Nesses casos, além de uma prótese de articulação do joelho, é necessário o encaixe de um pé protético.
Já a amputação transfemoral se refere à retirada de parte do membro inferior localizada entre o quadril e a articulação do joelho.
Quais são os principais benefícios da C-Leg 4 para a qualidade de vida?
A C-Leg 4 é uma das próteses que oferece um grau mais alto de qualidade de vida à pessoa com amputação porque proporciona um nível de mobilidade alto, que permite que o usuário realize todas as atividades que deseja, desde tarefas cotidianas ao esporte.
O que faz com que ela ofereça um nível maior de mobilidade do que outras próteses é o fato do joelho responder de forma rápida a diferentes superfícies e inclinações.
Portanto, proporciona uma fase de balanço aprimorada com mais suporte para a descida de rampas ou subida de degraus. Dessa maneira, os movimentos se tornam mais confiáveis e suaves, com uma fluidez natural.
Recuperação adicional de tropeço
Outro aspecto diferencial é a sua recuperação adicional de tropeço, que está ativa de forma permanente. Essa função permite detectar movimentos que possam aparentar uma queda durante a fase de balanço.
Então, ela aciona a resistência necessária para evitar que a queda ocorra e oferece uma recuperação rápida do equilíbrio. Com esse dispositivo, é mais fácil manter a estabilidade.
Mais conforto ao sentar
O microprocessador da C-Leg 4 detecta quando o usuário está prestes a se sentar. Por isso, é capaz de reproduzir sua velocidade de forma que ele se mantenha estável durante esse movimento.
Após estar sentado, a prótese oferece uma posição confortável e relaxada por conta da sua função automática de sedestação.
Função de treinamento útil
Outra funcionalidade é a função de treinamento, que fornece feedback após todos os inícios bem sucedidos da fase de balanço. Isso facilita a solução de problemas e o treinamento da marcha na fase de adaptação do uso da prótese. É possível ativar e desativar esse recurso com o auxílio do técnico ortopédico com pelo utilizador através de aplicativo.
MyMode Plus
O técnico ortopédico também pode auxiliar o usuário da prótese nas configurações disponíveis do MyMode Plus. Esse suporte facilita a realização de diversas atividades e oferece opções para trabalho, lazer e prática esportiva.
Quais são os recursos tecnológicos presentes na C-Leg 4?
O fato de ser uma prótese altamente tecnológica com certeza é um dos motivos que colabora para que ela tenha mais de 100 mil encaixes até o momento presente. Veja alguns dos seus diferenciais.
Usabilidade
Os usuários da C-Leg 4 conseguem obter uma melhor experiência de uso a partir do novo design do carregador de bateria e do modo de economia.
Assim, a prótese pode ser colocada em modo de sono profundo durante voos e atividades ou locais onde o suprimento de energia será limitado. Ela disponibiliza ainda um adaptador de carga USB.
Design duradouro
As pessoas com amputação que utilizam a C-Leg 4 não precisam se preocupar com respingos de água ou outras interferências de temperatura ocasionais.
Importante observar, contudo, que a prótese não deve ser utilizada no chuveiro ou em atividades aquáticas, como natação ou mergulho em praia ou cachoeira.
O design da prótese foi concebido para oferecer proteção em todas as condições, e além disso, é feito de material resistente ao tempo, com alta durabilidade.
Capa personalizável
É possível customizar a aparência das próteses com uma capa de proteção personalizável. Assim, além de oferecer proteção aos fatores ambientais e desgaste temporal, ela possibilita a expressão da identidade e estilo da pessoa usuária.
O joelho microprocessado conta duas cores disponíveis, a “Desert Pearl”, de tonalidade mais clara, e a “Midnight Shadow”, com aparência mais escura.
Controles via aplicativo e software
O app Cockpit torna possível ajustar o MyMode Plus e outras configurações individuais, além de permitir o ajuste do volume, rastreio de atividades, realização de autoteste e verificação da bateria. Seu download está disponível nas configurações iOS e Android.
Já o software C-Soft Plus permite que o técnico ortopédico faça opções de predefinição e assista tutoriais em vídeo para facilitar o encaixe durante o processo de prova e posterior adaptação.
O técnico ainda pode auxiliar o usuário na seleção da função de ortostatismo. Esse suporte é importante para ajudar o utilizador em alguns movimentos mais conscientes e de impulsão.
Como adquirir uma C-Leg 4?
É possível adquirir um joelho microprocessador da Ottobock em casas e lojas ortopédicas. No entanto, é recomendável contar com a assistência de um técnico ortopédico, para realizar os ajustes individuais.
A prova da prótese inclui todos os componentes, além do encaixe para adaptação das necessidades individuais do usuário.
O processo de adaptação do uso da C-Leg 4 varia conforme cada pessoa, mas é possível que alguns precisem de semanas para se habituar completamente.
De qualquer forma, uma vez adaptado, é uma garantia de que a pessoa com amputação terá um ótimo nível de mobilidade, com uma maior qualidade de vida.
Se você tem interesse em adquirir uma prótese C Leg-4, pode entrar em contato com a Conforpés. A empresa conta com uma experiência de mais de 50 anos de atuação no segmento e está sempre atualizada com as melhores referências do mercado.