Após a cicatrização completa o paciente deve começar a fazer o enfaixamento do coto. 

As dúvidas em relação à saúde do coto são comuns. Afinal de contas, essa é uma parte importante e extremamente determinante para o bem-estar e reabilitação do amputado. 

Além de se preocupar em como superar os desafios psicológicos pós amputação, o paciente também precisa frequentar a fisioterapia e realizar a higienização diária do membro residual para evitar possíveis infecções ou inflamações

Mas a atenção redobrada com essa região não para por aí. 

Também é necessário fazer os movimentos de dessensibilização do coto para evitar outros problemas, como a síndrome do membro fantasma, por exemplo. 

Por isso, é essencial que após obter boa cicatrização, o amputado comece o processo de enfaixamento do coto com o auxílio de uma atadura ou faixa elástica. 

Porque o enfaixamento do coto é importante? 

1 – Estimular a circulação sanguínea e metabolismo

O enfaixamento ajuda a dar forma ao coto, impedindo que as extremidades recebam toda a sobrecarga e peso do corpo. 

2 – Eliminar possíveis edemas

O inchaço do coto diminui com o passar dos dias, mas tente não permanecer por mais de 12 horas numa mesma posição para não atrofiar os músculos. 

3 – Preparar o coto para receber a prótese ortopédica

Ao reduzir as chances dos edemas, o enfaixamento também diminui a sensibilidade do coto, preparando melhor a região para as próteses. 

Como fazer o enfaixamento do coto? 

Enfaixamento do coto abaixo do joelho

Veja a demonstração de enfaixamento do coto transtibial (abaixo do joelho), realizado por nosso fisioterapeuta Raphael Sancinetti, para entender melhor como fazer este procedimento:

Enfaixamento do coto acima do joelho

Já se o seu nível de amputação é o transfemoral (acima do joelho), assista esse vídeo: 

Mesmo com todas essas dicas, o ideal é que o primeiro enfaixamento do coto seja realizado com o acompanhamento de um profissional especializado para te orientar durante o procedimento. 

Busque manter a pressão uniforme por toda a faixa para que o amputado não sinta desconforto ou dores em locais específicos. 

Também recomendamos que as faixas elásticas sejam trocadas 3 vezes ao dia e higienizadas uma vez ao mês. 

Agora que você já sabe o quando começar o enfaixamento do coto, que tal compartilhar esse texto nas suas redes sociais para seus amigos dominarem este assunto também? 
Continue nos acompanhando no Instagram e Facebook para acompanhar nossas novidades sobre próteses ortopédicas e amputação.