A gestação de um filho é um momento esperado por muitas pessoas. Alegria, realização pessoal, curiosidade e medo passam a ser constantes.

Afinal de contas, trazer uma nova vida ao mundo é uma responsabilidade e tanto. Vale a pena saber que as malformações congênitas podem ser identificadas ainda durante o pré-natal.

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), um a cada 33 bebês podem apresentar modificações estruturais ou funcionais.   

MALFORMAÇÃO CONGÊNITA E AMPUTAÇÃO INFANTIL

Arthur2
O pequeno Arthur tem hemimelia fibular.

Apesar da baixa incidência, a malformação congênita é uma das principais causas de amputações em crianças com menos de 5 anos de idade.

E costumam afetar o funcionamento do coração, pulmão, ou em outros casos, impedem que o corpo se desenvolva por completo, resultando em braços, pernas e dedos malformados, seja de membros superiores ou inferiores.  

A Hemimelia Fibular, é um exemplo bastante comum de malformação congênita, que atinge um a cada 50 mil bebês e consiste na ausência parcial ou completa da Fíbula, osso longo que junto da Tíbia, é responsável pela sustentação corporal.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os motivos para que a malformação congênita ocorra não são 100% exatos, mas fatores de origem genética, infecciosa, ambiental e nutricional foram apontados como os grandes responsáveis.

COMO DECIDIR A AMPUTAÇÃO?

Quando a família da pequena Maria Clara recebeu a notícia de que ela havia nascido com malformação no pé esquerdo, por exemplo, uma das primeiras soluções apresentadas pelos médicos, foi o nível de amputação transtibial.

Apesar do tabu em relação ao assunto, a mãe sabia que caso a cirurgia fosse realizada durante os primeiros anos de vida da filha, o tempo de adaptação às próteses ortopédicas seria relativamente curto, e a aceitação da criança com o acompanhamento psicoterápico se daria de forma mais natural também.

AMPUTAÇÃO CONGÊNITA E PRÓTESES INFANTIS

O pensamento principal que os pais precisam ter em mente, quando descobrem que o filho nascerá com alguma malformação congênita, é que a qualidade de vida do filho pode ser conquistada, mesmo com uma modificação externa e aparentes limitações físicas.

Os paradigmas do preconceito estão sendo quebrados de acordo com os avanços tecnológicos, principalmente dos componentes protésicos, que visam uma maior naturalidade quando o assunto é amputação infantil.

Customizar e personalizar uma prótese ortopédica com um personagem querido, já é uma realidade e funciona muito bem como ferramenta de socialização dos pequenos.

Se você gostou desse post sobre malformação congênita, siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações! Estamos no Facebook e no Instagram!