Assim como os níveis de amputação de membro superior ou inferior, seja desarticulação de joelho, transfemoral ou transtibial, a desarticulação de quadril pode ser uni ou bi lateral, quando ambos os fêmures são amputados.
Livro Digital Gratuito - O Guia Completo do Amputado
O caminho para adaptação pós amputação é possível! Preencha seus dados abaixo:
A IMPORTÂNCIA DO QUADRIL
O quadril é a segunda maior articulação do corpo humano, e nos permite andar, correr e pular. A articulação de quadril é a conexão entre o osso da coxa, e o acetábulo, uma superfície oca, que se encaixa na cabeça do fêmur.
Quando alguém precisa recorrer a cirurgia de desarticulação de quadril é porque um desses componentes corporais não estão mais saudáveis, e a amputação é o último recurso para manter sua qualidade de vida.
PRINCIPAIS CAUSAS PARA DESARTICULAÇÃO DE QUADRIL
As principais causas para que a Desarticulação de Quadril ocorra, são:
1 – Bursite: é uma das causas mais comuns de dor no quadril, que limitam os movimentos e atrapalham o sono da pessoa. Pode ser causada pela sobrecarga dos tendões e das burcas, seja em atividades físicas ou ações repetitivas.
2 – Artrite: muito comum em pessoas com mais de 45 anos, é um dor articular inflamatória, que atinge a virilha, coxa e nádegas do paciente.
Livro Digital Gratuito - O Guia Completo do Amputado
O caminho para adaptação pós amputação é possível! Preencha seus dados abaixo:
3 – Osteoartrose: por sustentar o peso do corpo, o quadril pode sofrer um desgaste da articulação, principalmente se já houve casos anteriores na família. A obesidade, muitas vezes causada pela diabetes tipo 2, e pessoas com mais de 50 anos são mais propensos a desenvolvê-la.
4 – Fraturas: uma das causas mais comuns, já que todos estamos sujeitos a acidentes e traumas repentinos. Interferem no caminhar, causam disfunções urológicas, psicológicas e sexuais do paciente.
Independente do motivo que levou à cirurgia de desarticulação de quadril, é bom ter em mente que o processo de reabilitação e adaptação às próteses varia de pessoa para pessoa, já que levamos em consideração as particularidades de cada paciente.
Por isso, a fisioterapia e o acompanhamento psicoterápico após amputação são indispensáveis, principalmente para evitar a síndrome do membro fantasma.
PRÓTESES PARA DESARTICULAÇÃO DE QUADRIL
As próteses para desarticulação de quadril substituem a articulação do quadril, o fêmur, rótula e articulação do joelho, tíbia e o pé. A prótese canadense é prótese utilizada por desarticulados de quadril e a maior inovação protésica para estes amputados é o Quadril Hélix 3D, pois possibilita uma marcha natural e maior segurança para o paciente.
se você gostou desse post sobre desarticulação de quadril, siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações! Estamos no Facebook e no Instagram!