Início Dr. Responde O que é Síndrome do Pé Diabético?

O que é Síndrome do Pé Diabético?

0

A Síndrome do Pé Diabético é uma complicação da Diabetes,  doença crônica que afeta o Sistema Cardiovascular, no qual qualquer lesão no pé pode acarretar úlceras diabéticas e posteriormente, amputação total ou parcial do membro atingido.

Esta síndrome aparece quando a circulação sanguínea do paciente está comprometida e os índices de glicemia estão alterados.

Um dos efeitos colaterais do Pé Diabético, é o retardamento na cicatrização dos machucados e a falta de sensibilidade nas extremidades corporais da pessoa. Essa diminuição na sensibilidade pode ocasionar lesões indolores, que tendem a piorar com o passar do tempo, sendo imprescindível que o diabético tome um maior cuidado com essa parte do corpo. 

 


Apesar da amputação do Pé Diabético ser mais recorrente em pacientes com mais de 60 anos, e os procedimentos cirúrgicos serem mais frequentes nos dedos e abaixo do tornozelo, todo diabético deve manter o corpo saudável. De acordo com o Ministério da Saúde, 85% das amputações de membros inferiores relacionados ao Diabetes são decorrentes de ulceração no pé.

Quando o paciente diabético necessita seccionar algum membro corporal, o acompanhamento psicoterápico começa já na fase pré-operatório, visando preparar a pessoa para a nova realidade, uma vez que superar os desafios psicológicos pós-amputação não é fácil e exige muito empenho do paciente e das pessoas próximas a ele.

Se você gostou desse post sobre pé diábetico, siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações! Estamos no Facebook e no Instagram!

Quer ficar por dentro das nossas Novidades?

CLIQUE AQUI