Antigamente as próteses ortopédicas para desarticulação de quadril eram constituídas por um cesto pélvico com fixador externo, o que incomodava muitos amputados em relação ao acabamento estético.

Prótese-desarticulação-de-quadril1Hoje em dia costuma-se utilizar um sistema em fibra de carbono, com suspensão feita por um conjunto de cintas plásticas localizadas na região superior da pélvis, que pode ser facilmente ajustada pelo paciente.

As próteses para desarticulação de quadril substituem a articulação do quadril, o fêmur, rótula e articulação do joelho, tíbia e o pé. Dessa forma, a bacia do amputado é a grande responsável por controlar e restabelecer o equilíbrio e marcha do paciente.

Livro Digital Gratuito - O Guia Completo do Amputado

O caminho para adaptação pós amputação é possível! Preencha seus dados abaixo:

ASPECTO GERAL DAS PRÓTESES

O uso das próteses ortopédicas é muito mais antigo do que a gente possa imaginar. A preocupação em criar dispositivos que conseguissem substituir funcionalmente os membros nos mais diversos níveis de amputação aumentou principalmente após as guerras.

A necessidade em reabilitar e reinserir no mercado de trabalho os soldados amputados, ajudou a desenvolver próteses cada vez mais funcionais e que respeitassem as características de cada tipo de amputação.

Por exemplo, as próteses transtibiais possuem particularidades distintas das desarticulações de joelho, que também são diferentes das próteses transfemorais e assim por diante.

O QUE É PRÓTESE CANADENSE?

De acordo o fisioterapeuta Raphael Sancinetti, a prótese canadense é a prótese ortopédica utilizada pelos desarticulados de quadril hoje em dia. “O design dos encaixes sofreu grandes alterações com o passar do tempo. Atualmente eles são muito mais discretos e entregam menos volume para o paciente”, explica.

Em 1954 Marc Laurin descreveu a prótese canadense com a articulação do quadril na parte frontal da cesta para encaixe do coto, quadril e joelho sem trancas.

FUTURO: QUADRIL HÉLIX 3D

QUADRIL HÉLIX 3DA maior inovação dos últimos tempos em prótese para desarticulação de quadril é a Hélix 3D da Ottobock. Ela possibilita uma maior amplitude do passo individual através da articulação hidráulica, além de oferecer diversas opções de velocidade de caminhada com marcha natural, que proporciona maior segurança e confiabilidade ao amputado.

Para Sancinetti, a chave do sucesso do Quadril Hélix 3D é a sustentação hidráulica. “É como um amputado de membro inferior que utiliza próteses de joelhos hidráulicos, como o 3R80 da Ottobock, ou Mauch Knee da Ossur. A confiança é muito maior”, diz.

COMPONENTES DAS PRÓTESES PARA DESARTICULAÇÃO DE QUADRIL

“Hoje temos muito mais recursos do que há 10 anos atrás. Os componentes das próteses para desarticulação de quadril precisam ser leves, porque a composição da prótese é complexa. Os materiais frequentemente utilizados são fibra de carbono, titânio e silicone. A fixação é feita de forma mecânica.”, afirma Sancinetti.

Se você gostou desse post sobre prótese para desarticulação de quadril, siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações! Estamos no Facebook e no Instagram!

Para saber mais sobre a importância da prescrição correta de próteses ortopédicas de acordo com o nível de amputação, baixe gratuitamente nosso Guia do Amputado!