Você já ouviu falar em amputação transumeral? A pronúncia pode ser um pouquinho mais complicada, mas seu significado é bem simples, já que essa expressão é o termo técnico para amputação de braço. 

Na prática, é muito comum ouvirmos alguém dizer que “fulano de tal tem o braço amputado”, não é mesmo? Ainda que seja em relação a outro membro superior, como o antebraço por exemplo. Nesse caso, o termo mais adequado é amputação transradial. 

Sabemos que as terminologias do mundo da amputação e das próteses ortopédicas não são tão fáceis assim de serem utilizados no dia a dia, por isso, tentamos ao máximo compartilhar informações da forma mais simplificada possível. 

Mesmo que você não saiba as expressões técnicas corretas, é importante manter a empatia e o respeito com o outro, seja qual for o nível de amputação da pessoa. 

As mudanças na vida de um amputado são muito significativas, especialmente quanto à acessibilidade e inclusão social, sendo assim, evite situações desconfortáveis ou frases que nenhum amputado gosta de ouvir.

Principais causas da amputação de braço

Existem diversos motivos para a amputação de braço ocorrer. Vale lembrar que independente da idade da pessoa, qualquer um está suscetível a amputar um braço, uma perna e até mesmo um dedo.  

Nosso fisioterapeuta Raphael Sancinetti afirmou que entre as principais causas, podemos citar as complicações de doenças vascular periférica, como veias entupidas; infecções generalizadas, diabetes, tumores e o mais imprevisível de todos: os acidentes, que podem ser de trânsito ou trabalho.

A amputação de braço pode acontecer em três níveis diferentes, conhecidos como nível distal (próximo ao cotovelo), médio (no centro dos ossos) e proximal (perto do ombro). 

Próteses para amputação de braço

O desenvolvimento tecnológicos das próteses de membro superior foi muito grande. Tão grande que hoje temos as próteses mioelétricas, que proporcionam maior conforto, confiança e eficiência do que as próteses mecânicas, por exemplo. 

O grande destaque para prótese de braço é a prótese biônica Be Bionic, um dos sistemas mais avançados e realistas do mundo no que diz respeito a esse tema. Por ter um funcionamento intuitivo, possibilita mais independência para o amputado. 

A Milena Nenneman, embaixadora e paciente de longa data da Conforpés, por exemplo, após sobreviver a meningite meningocócica e a amputação de três membros, hoje em dia já tira de letra o funcionamento de sua prótese biônica e mora sozinha em Curitiba pra fazer faculdade. 

Inclusive, em suas redes sociais ela publica semanalmente em seu Instagram vídeos sobre maquiagem feitas com a Be Bionic. Muito bacana, não é mesmo? Sem dúvidas essa é uma grande história de vida que nos orgulhamos em fazer parte. 
Agora que você já sabe o que é amputação de braço, que tal compartilhar esse texto em suas redes sociais para seus amigos aprenderem sobre este assunto também? E continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para não perder nenhuma informação sobre amputação e próteses ortopédicas.