A amputação transumeral ocorre entre a articulação do ombro e o cotovelo, podendo ser a nível proximal, medial ou distal.

Esse nível de amputação pode ser ou unilateral quando o úmero, rádio e ulna de apenas um dos braços é amputado, ou bilateral, quando os dois braços são amputados. 

Principais causas da amputação transumeral 

Assim como os demais tipos de amputação de nível superior ou inferior, a transumeral pode ocorrer em qualquer momento da vida, principalmente na fase adulta, quando somos expostos em maior frequência à traumas de trânsito ou acidentes trabalho, explica nossa fisioterapeuta Jéssica Araújo

Próteses ortopédicas para amputação transumeral

As próteses indicadas para amputados transumeral são:

Próteses estéticas ou passivas

As próteses estéticas são consideradas mais leves mas não possuem funcionalidade. O objetivo é devolver a morfologia (estética) do membro amputado

Próteses mioelétricas

São capazes de captar estímulos de contração do músculo, gerando movimentos que são acionados por meio de eletrodos inseridos na superfície da pele. 

Próteses híbridas

Funcionam com um sistema de articulação de cotovelo mecânico e são acionadas pela tração de tirantes. Atuam em conjunto com a mão mioelétrica e possui fonte de energia externa.

Próteses ativas

São acionadas pelo próprio paciente e os movimentos são realizados a partir da ação dos músculos do coto ou da articulação, como a prótese biônica

Tratamento da amputação transumeral 

Em relação ao tratamento da amputação transumeral, a fisioterapeuta afirma que a fisioterapia busca restaurar a capacidade físico-funcional do indivíduo amputado, preparando todo o corpo para o bom uso e controle da prótese de membro superior. 

“O objetivo é que o paciente consiga desempenhar todas as suas atividades de vida diária com independência e autonomia, proporcionando qualidade de vida e reinserção social e profissional”, diz Jéssica. 

“Nesse processo, a terapia ocupacional desempenha importante papel no manejo de novas adequações, tornando possível e facilitando a realização de atividades como escovar os dentes, pentear o cabelo, vestir roupas e comer”, finaliza a fisioterapeuta. 

Vale lembrar que o tempo de adaptação às próteses ortopédicas é moldado de acordo com a dessensibilização do coto, idade, conjunto de componentes e nível de amputação de cada paciente. 

Essa explicação foi útil pra você? Então compartilhe esse post em suas redes sociais para que seus amigos também dominem o assunto! 

Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para acompanhar nossas atualizações.