As órteses e próteses ortopédicas auxiliam pacientes a recuperarem a autonomia e mobilidade no dia-a-dia, mas apresentam diferenças quanto ao funcionamento. 

Ao longo dos anos muitos dispositivos foram criados para substituir os membros fisiológicos e devolver a autonomia de deficientes físicos, como cadeiras de rodas, órteses e próteses ortopédicas. 

Cada caso é único e necessita de um componente diferente para proporcionar qualidade de vida ao paciente. 

Entretanto, é comum que as pessoas se confundam em relação à funcionalidade de cada um deles e, ainda que a sonoridade das palavras “órteses” e “próteses” seja semelhante, elas apresentam diferença quanto ao seu funcionamento. 

Diferença entre órtese e prótese ortopédica

Órteses são dispositivos externos aplicados ao corpo que modificam ou reintegram os aspectos funcionais ou estruturais do sistema neuro músculo-esquelético, e ajudam a dar suporte, imobilização e alinhamento aos membros do paciente. 

A prescrição da órtese é feita após o diagnóstico do terapeuta ocupacional, já que cada componente é feito sob medida e seu uso pode ser definitivo ou transitório.

Já a prótese ortopédica é um aparelho que desempenha funções motoras semelhantes do membro amputado. A prescrição desse dispositivo é feito após a avaliação do fisioterapeuta e demais profissionais responsáveis pelo tratamento do paciente. 

Os materiais mais utilizados para fabricar as próteses ortopédicas são:

Prótese exoesquelética

Feita em resina, PVC, fibra de carbono ou polipropileno, e pode ser oca ou não. 

Prótese endoesquelética

Conhecida como modular, pode ser feita em alumínio, aço, titânio ou fibra de carbono. 

Vale ressaltar que as próteses ortopédicas podem ser utilizados por qualquer nível de amputação, seja de membros superiores ou inferiores, enquanto boa parte das órteses feitas em termoplásticos, são utilizada com o auxílio dos membros superiores

Exemplos de órteses

  • Bengala
  • Muleta
  • Colar cervical 
  • Gesso

Exemplos de próteses ortopédicas

Você gostou de saber a diferença entre órtese e prótese ortopédica? Então aproveite para compartilhar esse texto nas suas redes sociais e continue acompanhando o dia a dia da nossa ortopedia no Instagram ou Facebook.