Desde a perda de um dedão até a desarticulação do tornozelo: conheça todos os tipos de amputação de pé.

Existem tantos hábitos saudáveis que devemos adotar com o intuito de alcançar a qualidade de vida, que independente do motivo, é comum deixarmos de lado alguns detalhes básicos para manutenção da nossa saúde. 

Um exemplo disso é o cuidado com nossos pés. 

Muitas vezes não olhamos onde estamos pisando e, ainda que esse membro seja importante para nossa locomoção e equilíbrio, nos esquecemos de protegê-lo em situações de perigo. 

Embora a diabetes seja a grande responsável pela maioria das amputações de pé, graças às complicações do pé diabético, os problemas vasculares, as infecções e os tumores ósseos também podem ocasionar esse tipo de cirurgia. 

Tipos de Amputação de Pé

Nas amputações de pé o objetivo é sempre manter a maior quantidade de tecido possível para auxiliar a fisioterapia e o tempo de adaptação às próteses ortopédicas

Estima-se que existem cerca de 12 tipos de amputação de pé, porém, as mais frequentes são as de Desarticulação dos dedos do pé, Chopart, Listranc, Syme e Pirogoff. 

Desarticulação dos dedos do pé 

As desarticulações dos dedos do pé podem ser de um ou até mesmo todos os dedos do pé, depende muito do motivo que acarretou a cirurgia.

Sendo assim, a amputação das articulações dos dedos dos pés resulta numa perda pequena na função e estética do membro, que pode ser substituído por um revestimento estético para manter seu aspecto fisiológico.  

Isso não quer dizer que os impactos psicológicos serão menores, já que cada um enfrenta essa fase do seu próprio jeito e não podemos banalizar as dores dos outros.  

Chopart

Essa amputação é realizada entre as articulações Talonavicular e Calcaneocuboide, deixando apenas o calcanhar e um terço do peito de pé do paciente. 

Ainda que boa parte do membro seja preservado nesse tipo de amputação de pé, é praticamente impossível que o paciente consiga se sustentar na vertical sem o auxílio de uma prótese ortopédica ou muletas, por exemplo. 

Listranc

É o procedimento que acontece entre os metatarsos com os ossos cuboide e cuneiforme, que resulta numa perda significativa de músculos do pé, prejudicando diretamente o equilíbrio do paciente. 

A primeira vista, a amputação de Listranc pode ser confundida com a Chopart, porém o nível Listranc reserva um pouco mais de músculo para o indivíduo. 

Syme 

O primeiro procedimento de amputação de Syme foi realizada pelo médico James Syme, daí a origem do nome. 

Nessa cirurgia ocorre na altura da desarticulação do tornozelo, mas preserva-se apenas uma parte do calcanhar para auxiliar no tratamento do amputado. 

Pirogoff

Já a amputação de Pirogoff, que também acontece na desarticulação do tornozelo, até o calcanhar do paciente é amputado, extinguindo-se qualquer vestígio da existência do pé do paciente. 

Dessa maneira, a recuperação é um pouco mais complicada do que as demais amputações de pé, visto que a sola do pé deixa de existir, alterando diretamente o equilíbrio e caminhar do paciente também. 

Tipos de Próteses de Pé 

Independente do nível de amputação, existem diversos tipos de próteses de pé para o amputado escolher qual se encaixa melhor em sua realidade. 

Estes dispositivos oferecem maior sustentação e equilíbrio para o amputado, além de completarem o conjunto de próteses para membro inferior também. 

O que você achou deste artigo sobre tipos de amputação de pé, gostou? Então compartilhe em suas redes sociais para seus amigos também dominarem este assunto!

E continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para acompanhar nossas atualizações!