A amputação de desarticulação de joelho consiste na retirada total dos ossos da perna, a tíbia e fíbula, da patela ou rótula, preservando o fêmur, o osso da coxa.
Este nível de amputação propicia uma recuperação pós-operatória mais tranquila em relação a outros procedimentos, como desarticulação de quadril, amputação transtibial ou de membros superiores, pois poucos músculos e ossos são seccionados.
A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO DO JOELHO
O joelho é a maior articulação do corpo, além de ser responsável pela sustentação de aproximadamente 70% de toda nossa massa corporal. Com tamanha responsabilidade, é comum que essa região fique exposta à possíveis lesões, doenças e até mesmo amputações.
Os ossos dos nossos membros inferiores são os grandes responsáveis pela nossa sustentação, equilíbrio e locomoção, por isso, sempre que nossas pernas ou dedos do pé são atingidos, seja por eventos traumáticos, acidentes de trabalho ou complicações de doenças, como o pé diabético decorrente da diabetes, o nível de amputação escolhido pelos profissionais responsáveis deve ter como objetivo principal a reabilitação do paciente.
PORQUE AMPUTAR NA DESARTICULAÇÃO DE JOELHO
Quando o paratleta Talisson Glock foi atropelado por um trem aos 9 anos de idade, os médicos cuidadosamente decidiram realizar a operação de desarticulação de joelho por apresentar vantagens em relação à amputação transfemoral, como:
- Facilidade para colocação e remoção de próteses ortopédicas
- Melhor suspensão protésica
- Menor gasto energético durante a marcha
- Maior força muscular e equilíbrio na posição sentada
- Superfície de apoio arredondada, suportando mais impacto
- Maior alavanca, aumentando a potência do movimento
- Maior força e torque muscular, pois preserva a função de quantidade maior do músculo
PRÓTESES PARA DESARTICULAÇÃO DE JOELHO
Não podemos esquecer que as amputações implicam em mudanças físicas, mas principalmente psicológicas. O apoio familiar, a fisioterapia e o acompanhamento psicoterápico, bem como outros fatores que influenciam no tempo de adaptação as próteses, são determinantes para guiar o amputado até a plena reabilitação na nova rotina.
Livro Digital Gratuito - O Guia Completo do Amputado
O caminho para adaptação pós amputação é possível! Preencha seus dados abaixo:
E uma das principais fases da adaptação, após superar os desafios psicológicos pós amputação, é a utilização de próteses ortopédicas, que graças aos avanços tecnológicos estão cada vez mais versáteis e funcionais.
Livro Digital Gratuito - O Guia Completo do Amputado
O caminho para adaptação pós amputação é possível! Preencha seus dados abaixo:
Os componentes das próteses para desarticulação de joelho são:
-
Adaptadores e elementos de conexão para encaixe
-
Pé protético
-
Articulação de joelho
-
Opcional revestimento estético
Para conseguir escolher os melhores componentes protésicos, é importante que o amputado esteja inteirado com as especificações dos encaixes de MMII (membros inferiores), comparativos entre joelhos e funcionamento de próteses com regulagem de salto, a fim de conseguir estabelecer qual a melhor maneira para adquirir uma prótese do zero e qual consegue atender suas necessidades.
Acima de tudo, não se esqueça de procurar um profissional qualificado e especializado para poder realizar uma avaliação criteriosa e poder prescrever a prótese que se enquadre em seu perfil.
O que você achou desse post sobre Desarticulação de Joelho? Gostou? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem este assunto!
E não deixe de continuar acompanhando nossas atualizações pelo Facebook ou Instagram.