A sensibilidade, fraqueza muscular e edemas podem afetar o tratamento, por isso, é necessário considerar a saúde do coto antes de usar próteses ortopédicas.

A amputação é, sem dúvidas, um dos procedimentos cirúrgicos mais dolorosos do mundo. 

Ainda que seja uma cirurgia pré-agendada, como nos casos da síndrome do pé diabético (uma das complicações da diabetes), problemas vasculares e tumores ósseos, o procedimento não deixa de ser extremamento delicado. 

O cuidado geral com o coto é redobrado quando a amputação ocorre devido a traumas, seja no ambiente de trabalho ou acidentes de trânsito, por exemplo. 

De acordo com nosso fisioterapeuta Raphael Sancinetti, mesmo que seja uma região muito sensível do corpo do paciente, não existem cuidados especiais antes de começar a utilizar próteses ortopédicas. 

Entretanto, independente do motivo ou nível de amputação da pessoa, manter o coto saudável é primordial para o sucesso do tratamento, especialmente no começo da fisioterapia

“Preparar o coto para prótese é muito importante, por isso, é necessário manter o enfaixamento e a higienização diárias, realizar semanalmente exercícios de fortalecimento e dessensibilização do coto também. Quanto mais saudável o coto estiver, melhor será a adaptação do paciente”, salienta Sancinetti. 

Gostou de saber sobre como preparar o coto para prótese ortopédica? Então compartilhe esse texto em suas redes sociais para que seus amigos também dominem o assunto! Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para acompanhar nossas atualizações.