Manter os cuidados gerais com o coto é extremamente vital para garantir a saúde do amputado e amenizar os efeitos da adaptação às próteses ortopédicas.

Para quem ainda não está familiarizado, o coto é aquela parte do membro que permanece após a amputação. É também a região que mantém um contato direto com o encaixe da prótese. 

Por isso, a atenção redobrada é tão importante: com um coto machucado você dificilmente conseguirá se adaptar às próteses ortopédicas, afetando toda a sua qualidade de vida. 

Separamos 4 dicas especiais de cuidados gerais com o coto para você colocar em prática ainda hoje. Vamos lá?

Como cuidar do coto amputado

Higienização do coto

A higienização do coto é um dos cuidados diários que podem fazer toda a diferença durante o seu tratamento, e por sorte, essa atitude é bem simples de ser feita também.

Com o auxílio de um sabonete neutro (para manter controlado o PH da pele) e água morna, você pode fazer a limpeza do coto. Através de movimentos circulares, por exemplo, além de higienizar o coto, você também estará estimulando o seu metabolismo. 

Se a sua amputação for de membro inferior você conseguirá fazer isso sozinho, mas se for de membro superior, não hesite em pedir ajuda para alguém. 

Além da higienização, outra atitude muito recomendada é a de inspecionar o seu coto com a finalidade de procurar pequenas protuberâncias que podem se tornar um edema. 

Os edemas são acúmulos de líquidos que geralmente se formam embaixo da camada da pele, causando fortes dores para o amputado. 

Tomar banho de sol ao longo do dia ajuda a fortalecer os ossos do amputado graças à vitamina D proveniente da luz solar. 

Enfaixamento do coto

O enfaixamento do coto deve ser feito logo após sua cicatrização, que geralmente leva em torno de 6 a 12 meses para ser finalizada.

Com o auxílio de uma atadura ou faixa elástica, busque manter a pressão uniforme por todo o coto, pois só assim você irá evitar que o paciente sinta dor em pontos específicos. 

Vale ressaltar que sentir dor é um dos maiores problemas durante à adaptação às próteses. 

Em alguns casos, como na síndrome do membro fantasma ou dor fantasma a origem da dor é neurológica, ou seja, ocorrem algumas falhas no cérebro após a amputação que o impedem de reconhecer todas as partes do corpo. 

Independente do seu nível de amputação, enfaixar o coto é um processo bastante intuitivo e fácil de ser feito. 

Porém, recomendamos que o primeiro enfaixamento seja feito com a presença dos profissionais responsáveis pelo seu tratamento para que ele consiga te guiar de maneira correta durante o procedimento. 

Nas primeiras semanas após a protetização, você irá perceber um aumento do suor no membro residual. Para evitar esse fenômeno conhecido como “sudorese”, faça a limpeza da atadura ou faixa elástica semanalmente. 

Dessensibilização do coto

Independente da origem da sua amputação, o coto fica extremamente frágil após esse procedimento cirúrgico. Em casos de acidentes de trabalho ou trânsito, a situação é ainda mais crítica, uma vez que a superfície da pele se torna totalmente irregular. 

Para recuperar a sensibilidade dessa região, é importante que você tome conhecimento sobre os materiais que podem ser utilizados para a dessensibilização do coto

Toalhas felpudas, cubo de gelo, buchinha de lavar louça, algodão e até mesmo escova de dentes são excelentes para provocar diferentes sensações ao coto, que com o passar do tempo irá recuperar a capacidade de reconhecer o frio e o calor, por exemplo. 

Prevenir Infecção e Inflamação no Coto

Todos os cuidados gerais com o coto que citamos neste artigo ajudam a prevenir o desenvolvimento de infecção e inflamação nesta região.  

Além dessas precauções, é importante saber diferenciar as infecções das inflamações, especialmente para buscar o melhor tratamento.

Os sintomas da infecção do coto são: febre alta e secreção de pus através das cicatrizes. 

Já a inflamação provoca dores extremamente fortes e deixa o membro quente também, mas de um jeito menos intenso do que a febre e não há eliminação de fluidos também.  

Quando ir ao hospital?

Mesmo que você siga a risca todos esses cuidados gerais com o coto, visitar um médico não está fora de cogitação. 

Os principais sintomas que, na realidade, são gatilhos para você procurar um hospital são:

  • Vermelhidão, coceira ou calor extremo no coto;
  • Cheiro desagradável;
  • Pele estiver cinzenta ou azulada;
  • Protuberâncias sem causa aparente no coto. 

Além desses cuidados gerais que citamos, é muito importante que você frequente a fisioterapia também, de modo a fortalecer os seus músculos. 

Outra atitude que reforçamos é a de não deixar o coto pendurado ao sentar em cadeiras ou outros lugares, evitando assim a formação de contraturas, ou seja, rigidez do membro residual. 

Estas informações sobre os cuidados gerais do coto foram úteis para você? Então compartilhe em suas redes sociais para ajudar outras pessoas também. 
Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para saber mais dicas sobre amputação e próteses ortopédicas.