O peso das próteses é importante para determinar o sucesso da adaptação dos amputados. Descubra porque algumas próteses ortopédicas são tão pesadas.

Um das reclamações mais recorrentes de muitos amputados que chegam até a Conforpés é em relação ao peso das próteses. 

Inclusive, algumas pessoas deixam de lado estes dispositivos e voltam a utilizar muletas por não aguentarem a dor no coto

Esse problema é bem grave e pode retardar seu tempo de adaptação às próteses ortopédicas, atrasando seu tratamento. 

Por meio da prescrição correta das próteses ortopédicas e auxílio da fisioterapia esse problema pode ser revertido e até mesmo, evitado. 

Mas porque algumas próteses são tão pesadas? O fisioterapeuta Raphael Sancinetti explica! 

Qual é o peso das próteses ortopédicas?

“Conforme a gente agrega tecnologia nas próteses, seu peso tende a aumentar gradativamente também. O tamanho do coto e o nível de amputação são fatores que estão diretamente ligados ao peso das próteses, já que o número de componentes depende dessas variáveis também”, afirmou Sancinetti.  

Isso quer dizer que se a sua amputação for de nível transfemoral, por exemplo, o peso das suas próteses será maior do que alguém de nível transtibial

Ainda de acordo com o fisioterapeuta, não é para o peso físico das próteses ser sentido e, caso isso aconteça, o amputado deve comunicar imediatamente os responsáveis por seu tratamento. “O paciente precisa sentir a qualidade da prótese ortopédica, independente do conjunto utilizado”. 

O material utilizado nas próteses também pode aumentar ou diminuir o seu peso. 

Por exemplo, a fibra de carbono é muito utilizada por amputados de membro inferior por proporcionar leveza e eficiência na mesma medida para o paciente. 

Imagine no passado, quando esses dispositivos eram feitos com madeira, metal ou bronze o quão desconfortável deveria ser, certo? Por sorte, as recentes inovações tecnológicas nas próteses proporcionaram componentes cada vez mais leves. 

Agora que você já sabe o motivo de algumas próteses serem pesadas, que tal compartilhar esse texto em suas redes sociais? 

Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para não perder nenhuma informação e novidade sobre amputação e próteses ortopédicas.