A dor do membro fantasma pode ser descrita como uma dor neuropática, que ocorre devido a uma falha no mapeamento neurológico, alterando assim, a maneira em que o cérebro enxerga todos os membros corporais do amputado. 

É também uma das manifestações mais severas da síndrome do membro fantasma que provoca dores extremas no membro que foi amputado. 

É importante frisar que dor fantasma não é a mesma coisa que dor no coto. 

A dor no coto está relacionada com o nível de amputação e sensibilidade no coto, por isso, uma das alternativas mais eficientes para acabar com tal condição, são as massagens para dessensibilização do coto, que estimulam o metabolismo do amputado. 

Já a dor fantasma é uma sensação desagradável, que causa dores intensas no membro que não existe mais. 

Quais os sintomas da dor fantasma?

  1. Formigamento
  2. Dor no membro que foi amputado
  3. Queimação
  4. Dormência
  5. Câimbra
  6. Pontadas
  7. Ilusão de movimento do membro fantasma

Quem sofre com a Dor Fantasma?

Além de enfrentar as incertezas da nova rotina e aprender a conviver em uma sociedade com pouco acessibilidade e baixa inclusão no mercado de trabalho, lidar com a dor fantasma é uma das fases que muitos amputados passam na vida

Estima-se que 66,6% dos amputados estão sujeitos a lidar com essa condição neurofisiológica que altera a maneira que o corpo identifica a dor no membro que foi amputado. 

Caso o motivo da sua amputação seja de origem traumática, isto é, decorrente de acidentes de trânsito ou trabalho, as chances de você sofrer a dor ou sensação do membro fantasma são bem maiores. 

Se a sua amputação for de membros superiores, as chances de você desenvolvê-la é grande também, uma vez que a maioria das amputações de braço, por exemplo, são decorrentes de acidentes de trabalho

Como curar a dor fantasma?

Existem algumas alternativas para amenizar os sintomas da dor fantasma. 

O tratamento da fisioterapia pré e pós protetização é excelente para diminuir os sintomas da dor fantasma, uma vez que os exercícios ajudam a estimular o cérebro a reconhecer a amputação. 

Manter um coto saudável por meio do enfaixamento e higienização diária são primordiais para combater os sintomas da dor fantasma. 

Ressaltamos que é extremamente importante consultar um especialista para ter o diagnóstico correto antes de tomar qualquer atitude, combinado?

Agora que você já sabe o que é a dor do membro fantasma, que tal compartilhar esse texto em suas redes sociais para seus amigos também dominarem este assunto?

Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para acompanhar nossas atualizações!