Os acessórios para prótese de perna ajudam no tratamento do amputado de membro inferior, já que facilitam a mobilidade e evitam infecções e inflamações no coto.

O amputado percorre um caminho cheio de reviravoltas até obter a reabilitação plena, uma vez que ele enfrenta diversas fases até conseguir se adaptar às próteses ortopédicas

Esse tempo de adaptação varia de acordo com o nível de amputação, idade, sensibilidade do coto e componentes da prótese ortopédica do paciente também. 

No caso dos amputados de membro inferior, como amputação transfemoral, transtibial, desarticulação de joelho ou quadril, existem alguns acessórios para prótese de perna que são essenciais para diminuir o incômodo durante o tratamento.  

Atadura ou Faixa Elástica

O enfaixamento deve ser feito com atadura ou faixa elástica assim que ocorre a cicatrização completa do coto. 

Essa atitude é tão importante porque estimula a circulação sanguínea e metabolismo do paciente, além de eliminar possíveis edemas e preparar o coto para receber as próteses ortopédicas também. Dessa forma, a atadura ou faixa elástica são acessórios indispensáveis para quem usa prótese de perna. 

Meia de Algodão 

As meias de algodão são bem populares entre os amputados de membro inferior, uma vez que são mais acessíveis do que componentes feitos ou de silicone, ou gel. 

Elas são colocadas diretamente no coto sem a necessidade de enfaixamento, e permite maior segurança e estabilidade ao caminhar.  

Liner 

O liner é mais um acessório que evita o contato direto do coto com a prótese ortopédica que, além de diminuir drasticamente as chances de desenvolver infecções ou inflamações na região, também inibe os sintomas da síndrome do membro fantasma e proporciona maior conforto ao paciente. 

Esse dispositivo geralmente é feito de silicone ou gel, que são mais resistentes que outros materiais, como o algodão, por exemplo. O liner é utilizado por muitos amputados, especialmente por quem usa próteses esportivas

Capa para prótese 

A capa protetora é um revestimento cosmético que protege a prótese ortopédica, já que é confeccionada em um tipo de polímero resistente a quedas e impactos. As estampas costumam variar de acordo com o fabricante. 

Vale lembrar que, apesar dessa lista conter os principais acessórios para prótese de perna, somente os profissionais envolvidos no tratamento, podem prescrever o uso destes dispositivos. 

Gostou de saber sobre esse assunto? Então compartilhe esse texto em suas redes sociais e continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para acompanhar mais informações sobre próteses ortopédicas e amputação.