Sempre que postamos alguma informação sobre amputação ou prótese ortopédica, tentamos ser o mais claro e objetivo possível, mas a medida que o tratamento avança, é inevitável que alguns termos técnicos façam parte da vida de todo amputado. 

Neste contexto, resolvemos facilitar sua vida e montamos este Glossário do Amputado, para você consultar o significado das palavras que vão te acompanhar nessa nova rotina.  

A

Amputação 

Amputação é a remoção de um ou mais membros do corpo. As principais causas para que esse procedimento aconteça são acidentes de trânsito, de trabalho, complicações da diabetes, problemas vasculares e tumores ósseos malignos

Amputação Bilateral

Quando dois membros de uma mesma pessoa são amputados. 

Amputação Transfemoral 

Amputação transfemoral acontece na altura da coxa, entre o joelho e o quadril.

Amputação Transtibial

Amputação transtibial ocorre na altura da panturrilha, também conhecida como amputação de perna.

Amputação Transradial 

A amputação transradial acontece entre a articulação do punho e do cotovelo, também é conhecida como amputação de braço

Amputação Transumeral

A amputação transumeral ocorre na articulação entre o cotovelo e o ombro.  

Atadura

Tira ou faixa de tecido que auxilia na prevenção de lesões musculares, além de ser um dos materiais utilizados durante o enfaixamento do coto

C

Coto 

É a parte do membro que não foi amputada, também conhecido como membro residual. 

É uma das partes mais importantes para o amputado, já que o coto fica em constante contato com o encaixe, uma das partes da prótese ortopédica. Se o coto estiver inflamado, por exemplo, o tempo de adaptação do paciente é diretamente afetado.  

D

Deambulação

Ato de caminhar ou marchar.

Desarticulação

Quando a amputação ocorre na altura da articulação dos membros.

Desarticulação de joelho

A desarticulação de joelho consiste na retirada total da tíbia, fíbula e rótula do paciente, preservando apenas o fêmur. 

Desarticulação de ombro

Todo o braço do paciente é amputado, desde o úmero até os ossos da mão.

Desarticulação de quadril

A desarticulação do quadril é a amputação total da bacia do paciente, ou seja, o fêmur é amputado por completo.

Desenvoltura muscular

É a capacidade de movimento dos músculos corporais;

Dessensibilização 

A dessensibilização do coto é um estímulo externo realizado com a ajuda de materiais de superfícies e temperaturas diferentes, que ajudam a devolver a sensibilidade do membro.

Diabetes

Doença crônica provocada pelo acúmulo de açúcar no sangue. É dividida em tipo 1, no qual pouca ou nenhuma produção de insulina é feita pelo corpo, e tipo 2, quando o organismo não consegue utilizar de maneira adequada a insulina produzida. 

A diabetes é uma das principais causas de amputação no país, já que a maioria dos casos, provoca a síndrome do pé diabético, que frequentemente resulta em amputação dos membros inferiores

E

Edema 

Acúmulo anormal de líquidos abaixo da pele, que gera inchaço na área afetada e pode provocar inflamação ou infecção do coto.

Encaixe 

É a conexão entre a prótese ao coto.

Enfaixamento

O enfaixamento é um dos cuidados diários para manter a saúde do amputado em dia e evitar possíveis infecções ou inflamações no coto. Pode ser feito com atadura ou faixa elástica. 

F

Faixa elástica

Bandagem que auxilia na reabilitação e previne lesões musculares, utilizada diariamente durante o enfaixamento do coto

Fisioterapia

Acompanhamento clínico que tem o objetivo de restaurar a qualidade de vida do amputado. 

Acontece em duas etapas, na primeira o fisioterapeuta prepara o coto do paciente para receber as próteses ortopédicas, então os exercícios visam a dessensibilização da área. 

Já na etapa 2, a fisioterapia se concentra principalmente na nova rotina do amputado e como ele vai se adaptar à prótese no dia a dia. 

L

Liner

O liner é um dos componentes que ajuda a evitar o atrito direto entre o coto e a prótese, o que diminui drasticamente as chances de infecções ou inflamações no membro residual.

M

Malformação congênita 

É um transtorno do desenvolvimento fetal, no qual o bebê pode nascer com ou sem partes do membro. Uma das malformações congênitas mais conhecidas é a hemimelia fibular, no qual a criança nasce sem a fíbula. 

Membro

É uma das partes do corpo, como mão, pé, braço, perna. 

Meningite meningocócica

É uma infecção bacteriana que causa inflamação no sistema nervoso, provocando infecção total do corpo. Na maioria dos casos provoca necrose das extremidades corporais, o que resultado em amputação de membro superior e inferior

N

Necrose

É a degeneração de um órgão, tecido ou grupo de células de um organismo vivo, que impede seu bom funcionamento. 

Nível de amputação

O nível de amputação é a altura exata em que ocorre a amputação. É divida em três níveis, o proximal, médio e distal. 

O

Órteses

São dispositivos que ao serem colocados junto ao corpo, ajudam a corrigir ou suprir alguma malformação do membro. Geralmente são prescritos por terapeutas ocupacionais.

P

Propriocepção

É a capacidade de reconhecer a posição, orientação e localização espacial corporal, além de conseguir distinguir diversas sensações, como frio e calor.

Prótese Ortopédica

Dispositivo ortopédico que tem o objetivo de compor as necessidades do paciente após a amputação. Cada nível de amputação tem uma prótese correspondente com os componentes necessários para autonomia do amputado. Atividades diferentes também necessitam de próteses específicas, como é o caso das próteses de dança e esportivas

S

Síndrome do Membro Fantasma

A síndrome do membro fantasma é uma condição neurofisiológica que provoca fortes dores na região amputada. Ela pode se manifestar como sensação fantasma, quando o paciente continua sentindo o membro amputado, já em casos mais severos é comum a presença da dor fantasma, quando o amputado sente pontadas, queimação e ardência no coto. 

Sudorese

É o acúmulo de suor em determinada área corporal, muito comum quando a higienização do liner não é feita diariamente. 

Você conhece algum termo que não foi citado nesse glossário do amputado? Então comente embaixo e vamos adicionar sua sugestão assim que possível. Aproveite para compartilhar esse texto nas suas redes sociais e continue acompanhando o dia a dia da nossa ortopedia no Instagram ou Facebook.