Quem nunca se encantou com a história de um filme? Existem ótimos filmes que falam sobre deficiência física e trazem a história de heróis com diversos níveis de amputação como protagonistas.

A produção desse tipo de conteúdo tem ajudado a diminuir o tabu sobre deficiência física e colocou em pauta discussões sobre acessibilidade dentro ou fora do mercado de trabalho.

Desde a criação da 7ª arte pelos irmãos Lumière, em 1895 em Paris, o Cinema tem feito parte do imaginário de muitas pessoas. Encenando através de ações, imagens e sons, histórias capazes de retratar as mais diversas realidades, dando o empurrão motivacional que as vezes nos falta. 

Para comemorar 2019, separamos 5 filmes com Heróis Amputados como protagonistas para dar aquela dose de motivação para o início do ano.

5 FILMES SOBRE INCLUSÃO E AMPUTADOS

1 – O QUE TE FAZ MAIS FORTE (STRONGER 2017):

127horasConta a história de superação de Jeff Bauman (Jake Gyllenhaal), que enquanto esperava sua namorada, ErinA (Tatiana Maslany), finalizar a participação na Maratona de Boston, foi atingido por uma das bombas do Atentado Terrorista e sofreu amputação transfemoral bilateral.

Classificação indicativa: 14 anos

Gênero: Drama/Biografia

Duração: 1h59min

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=I6MN0QfQx7I)

2 – 127 HORAS (127 HOURS 2011)

127horas

Retrata a história real do alpinista Aron Ralston (James Franco), que após sair para escalar as montanhas de Utah, nos Estados Unidos, acabou ficando com um dos braços presos por uma grande pedra em uma fenda. Sozinho, precisou lutar por sua sobrevivência durante 5 dias, até que precisou passar pela amputação de membro superior.

Classificação indicativa: 16 anos

Gênero: Drama/Biografia/Aventura/Suspense

Duração: 1h34min

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ivp3I_8shRg  

3 – CORAGEM DE VIVER (SOUL SURFER 2011)

soulsurferMostra a biografia da surfista profissional Bethany Hamilton (AnnaSophia Robb), que após ser atacada por um tubarão, perdeu o braço esquerdo na altura do ombro e precisou superar os desafios psicológicos pós amputação para voltar a competir. 

Classificação indicativa: 10 anos

Gênero: Drama/Biografia

Duração: 1h46min

Trailer: https://www.youtube.com/watch?time_continue=40&v=vY3xajaDYfk

4 – FERRUGEM E OSSO (RUST AND BONES 2012)

ferrugemeossoNarra as dificuldades e superação na história de amor entre o segurança de boate Alain (Matthias Schoenaerts), com a treinadora de orcas, Stéphanie (Marion Cottilard) que tem desarticulação de joelho bilateral e precisa lidar com as inseguranças no relacionamento pós amputação.

Classificação indicativa: 14 anos

Gênero: Drama

Duração: 2h

Trailer: https://www.youtube.com/watch?time_continue=11&v=QpO1LYTJzrY

5- HOMENS DE HONRA (MEN OF HONOR 2001)

homensdehonraRelata a história verdadeira de Carl Brashear (Cuba Gooding Jr), que além de combater o preconceito racial dentro da Marinha Norte Americana na década de 40, também lidou com a amputação transtibial da perna esquerda, enquanto trilhava o sonho de se tornar Mergulhador de Combate Chefe nos Estados Unidos.

Classificação indicativa: 16 anos

Gênero: Drama/Biografia

Duração: 2h08min

Trailer:  https://www.youtube.com/watch?v=56lxNgydLg4

E você? Já viu algum desses filmes ou gostaria de deixar uma sugestão? Comente para gente! Se você gostou desse artigo, não deixe de compartilhar em suas redes sociais para que seus amigos conheçam esses filmes também!

Para mais informações sobre próteses ortopédicas, cuidados com o coto e as fases que todo amputado enfrenta na vida, baixe gratuitamente nosso Guia Completo do Amputado!

E não se esqueça de acompanhar todas as nossas novidades no Instagram e Facebook!