A dor do membro fantasma pode ser descrita como uma dor neuropática, que ocorre devido a uma falha no mapeamento neurológico, alterando assim, a maneira em que o cérebro enxerga todos os membros corporais do amputado.
É também uma das manifestações mais severas da síndrome do membro fantasma que provoca dores extremas no membro que foi amputado.
É importante frisar que dor fantasma não é a mesma coisa que dor no coto.
A dor no coto está relacionada com o nível de amputação e sensibilidade no coto, por isso, uma das alternativas mais eficientes para acabar com tal condição, são as massagens para dessensibilização do coto, que estimulam o metabolismo do amputado.
Já a dor fantasma é uma sensação desagradável, que causa dores intensas no membro que não existe mais.
Quais os sintomas da dor fantasma?
- Formigamento
- Dor no membro que foi amputado
- Queimação
- Dormência
- Câimbra
- Pontadas
- Ilusão de movimento do membro fantasma
Quem sofre com a Dor Fantasma?
Além de enfrentar as incertezas da nova rotina e aprender a conviver em uma sociedade com pouco acessibilidade e baixa inclusão no mercado de trabalho, lidar com a dor fantasma é uma das fases que muitos amputados passam na vida.
Estima-se que 66,6% dos amputados estão sujeitos a lidar com essa condição neurofisiológica que altera a maneira que o corpo identifica a dor no membro que foi amputado.
Caso o motivo da sua amputação seja de origem traumática, isto é, decorrente de acidentes de trânsito ou trabalho, as chances de você sofrer a dor ou sensação do membro fantasma são bem maiores.
Se a sua amputação for de membros superiores, as chances de você desenvolvê-la é grande também, uma vez que a maioria das amputações de braço, por exemplo, são decorrentes de acidentes de trabalho.
Como curar a dor fantasma?
Existem algumas alternativas para amenizar os sintomas da dor fantasma.
O tratamento da fisioterapia pré e pós protetização é excelente para diminuir os sintomas da dor fantasma, uma vez que os exercícios ajudam a estimular o cérebro a reconhecer a amputação.
Manter um coto saudável por meio do enfaixamento e higienização diária são primordiais para combater os sintomas da dor fantasma.
Ressaltamos que é extremamente importante consultar um especialista para ter o diagnóstico correto antes de tomar qualquer atitude, combinado?
Agora que você já sabe o que é a dor do membro fantasma, que tal compartilhar esse texto em suas redes sociais para seus amigos também dominarem este assunto?
Continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para acompanhar nossas atualizações!