De acordo com o IBGE, existem mais de 1 milhão de amputados no Brasil!

Essa parcela da população, assim como qualquer outro cidadão brasileiro, também precisa de respeito, acessibilidade e inclusão. São questões básicas e necessárias, independente da quantidade de membros fisiológicos de cada um.

Sabemos também, que seja por tumores ósseos, traumas, complicações da diabetes ou malformações congênitas, qualquer pessoa está suscetível a amputar algum dos membros ao longo da vida.

Diante essa realidade, a questão da representatividade dos amputados se faz extremamente necessária, já que quanto maior for a quantidade de pessoas que compreendem e respeitam a existência de idosos, adultos e crianças amputadas, cada vez mais as grandes corporações vão enxergá-los com outros olhos também.

Desde brinquedos à emojis em conversas online para aumentar a visibilidade das pessoas com diferentes níveis de amputação, a Mattel e a Apple (duas empresas super influentes ao redor do mundo), surpreenderam com seus últimos lançamentos.

BARBIE AMPUTADA

A Mattel, que ficou conhecida na década de 60 após a criação da boneca Barbie, recentemente apresentou aos seus consumidores uma linha com bonecas amputadas para reforçar a importância das mulheres que utilizam próteses ortopédicas.

A ideia por trás do projeto é apresentar um brinquedo que todas as crianças possam se identificar, independente de ter algum nível de amputação ou não.

Barbie Cadeirante e Barbie Amputada
Reprodução: Mattel.

BARBIE CADEIRANTE

A primeira boneca com cadeiras de rodas do mundo foi lançada em 1997 e se chamava Becky.

Porém, no início dos anos 2000 a Mattel interrompeu sua comercialização ao perceberam que o restante do universo da Barbie (como a casa e o carro dela, por exemplo), não era acessível para a cadeira de rodas.

Becky, a Barbie Cadeirante.
Reprodução: Mattel.

Alguns anos depois, a empresa tornou acessível e inclusivo o mundo da boneca mais famosa do mundo e decidiu lançar por definitivo uma barbie cadeirante em 2019.

EMOJIS DE PRÓTESES ORTOPÉDICAS

A Apple foi a responsável pela criação dos populares emojis, as representações gráficas que tomaram conta da internet nos últimos anos.

Periodicamente, a empresa lança melhorias para torná-los cada vez mais abrangentes e inclusivos, já que os emojis frequentemente são utilizados em conversas virtuais para simbolizar sentimentos, expressões e atividades rotineiras.

No início do mês, a empresa apresentou um novo pacote de atualização com emojis de próteses ortopédicas de membro inferior ou superior, e cadeiras de rodas para paraplégicos e tetraplégicos.

Eles estarão disponíveis para os celulares a partir de Maio, mas você já pode conferir a aparência deles abaixo:

imagem com 4 novos emojis: prótese de braço, prótese de perna, cadeira de rodas para paraplégico e tetraplégicos.
Reprodução: Emojipédia l Montagem: Conforpés.

Além das próteses e cadeiras de rodas, a atualização também apresenta emojis com a língua de sinais, para os surdos, e de cães-guia, para deficientes visuais.

O que você achou do nosso post a importância da representatividade para amputados? Gostou? Então, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre esse assunto também!

E continue acompanhando nossas atualizações no Facebook e no Instagram!